.........

Goiás colhe a safra da recuperação

.........

Enquanto os foliões se divertiam no Carnaval, Vilmar de Oliveira Filho colhia soja nos últimos talhões de sua fazenda, em Rio Verde (GO). Para ele e para quase todos os produtores do município está dando tudo certo nesta safra. Goiás vai produzir 21,1 milhões de toneladas de grãos de soja e milho. Será a safra da recuperação, 20,5% maior que a anterior, prejudicada por problemas climáticos.

Para aproveitar a bonança, agricultores, revendas de insumos e concessionárias de veículos ficaram de plantão no feriado prolongado. Pelos cálculos do Ministério da Agricultura, o valor bruto da produção de soja chegará a US$ 12,4 bilhões em Goiás em 2017, mesmo nível de 2016. Mas o do milho poderá aumentar quase 70%, para R$ 6,4 bilhões.

Aos 31 anos, Vilmar aprendeu o ofício com seu pai. Está colhendo 63 sacas de soja por hectare, bem mais que as 50 da safra anterior. Depois do problema do ano passado, a palavra de ordem foi cautela. Ele e os demais produtores não ampliaram a área plantada nem adquiriram máquinas novas. Fizeram o básico, investiram em sementes apropriadas, fertilizantes e defensivos e contaram com a ajuda de São Pedro.

Por Cristiano Zaia | De Rio Verde (GO)

Fonte : Valor