.........

Garantia ao agricultor (Caixa- Forte)

.........

Depois de ler reportagem publicada terça-feira, no Pioneiro, sobre as linhas de financimento para o produtor rural, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, destacou que os agricultores familiares que desejam fazer financiamento via PRONAF Custeio ou PRONAF Investimento e trabalham prioritariamente com culturas sujeitas a oscilações do mercado contam com o Programa Garantidor do Preço da AGRICULTURA FAMILIAR(PGPAF).

O programa garante, no caso de baixa de preços no mercado, um desconto no pagamento do financiamento correspondente à diferença entre o valor pago e o preço de garantia do produto.

– A CONAB calcula um preço de garantia desse produto. Se o preço de mercado cair muito, o produtor tem desconto. Funciona como uma espécie de seguro de mercado. Neste plano safra, introduzimos que além receber a diferença, há um acréscimo de 10% como forma de reconhecer o trabalho dos produtores – revela Pepe.

Na lista dos produtos que estão assegurados no PGPAF está a uva, uma das principais culturas da região. Outros são alho, batata, cebola, feijão, laranja, leite, maçã, milho, tomate e tangerina (com Kelly Isis Pelisser).

Fonte: PIONEIRO – RS