.........

Futuro das cooperativas está em parceria

.........

Defensor do cooperativismo como ponte entre o mercado e o bem-estar das comunidades, o embaixador da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Roberto Rodrigues, vê na parceria entre cooperativas o futuro do setor.
Em um painel promovido pelo Sicredi, ontem, o debate evidenciou que as cooperativas consolidadas no Estado têm governança e resultados que podem servir de exemplos a sistemas semelhantes no Brasil e no mundo. O próximo passo das cooperativas gaúchas seria a intercooperação.
– A regra da economia é crescer, e a cooperativa tem de ter esse mesmo princípio pensando em se juntar a outras cooperativas, fundindo-se – aponta Rodrigues.
Em Nova Petrópolis, na Serra, a criação da Casa Cooperativa, no ano passado, serviu como primeiro passo para unir o trabalho das 10 cooperativas da cidade, responsáveis por 25% da mão de obra do município.
Em ação conjunta, Sicredi Pioneira RS e Agropecuária Piá ofereceram R$ 1 milhão em crédito a juro zero para associados das cooperativas.
– Podemos unir ainda mais as coo- perativas do município para discutir de que forma cada uma pode auxiliar no trabalho da outra – diz Márcio Port, presidente da Casa Cooperativa.
No mundo, segundo Rodrigues, há 1 bilhão de pessoas associadas a coo- perativas, e o desafio para estarem bem estruturadas é ter uma governança que solidifique os negócios.

Fonte: Zero Hora