Funrural: nova alíquota pode aumentar a renda dos pecuaristas

Confira as principais notícias sobre dólar, mercado agrícola e previsão do tempo para começar o dia bem informado

O mercado físico de boi gordo teve diferentes variações de preços nesta quarta-feira, dia 10, com regiões em alta e outras em baixa.

Em algumas praças a oferta de animais prontos para o abate, apesar de discreta, vem aumentando no decorrer desta semana. Com isso, os frigoríficos estão conseguindo avançar em suas escalas de abate.

Por outro lado, em outros lugares oferta de boiadas não está abundante e, com parte dos pecuaristas ainda fora dos negócios, as indústrias encontram dificuldade em alongar a escala de abate.

Em São Paulo, a arroba do boi gordo está cotada em R$ 146,50, à vista, livre do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), alta de 0,7% frente ao fechamento anterior.

Vale salientar que apesar da alta observada no estado, a tendência para o curto prazo é de que a demanda por carne bovina não melhore significativamente, o que deve limitar a valorização.

Outro destaque da quarta-feira foi a sanção da lei do Funrural pelo presidente Michel Temer. Na pratica, a medida diminuirá o desconto atual de 2,3% para 1,5% sobre os preços pagos pelos animais. Caso a alteração realmente se consolide, o desconto menor poderá incrementar a receita dos pecuaristas, desde que os frigoríficos não reduzam os montantes pagos pela arroba simultaneamente.

Fonte: Canal Rural

  • Atualizado em: 11 de Janeiro de 2018 às 09:18