.........

Fórum Soja Brasil discute riscos e consequências do mercado em alta

.........

Tarde de debates ocorre no dia 13 de setembro, em São Gabriel do Oeste, e conta com a participação de especialistas e agricultores

Julio Lemos

Foto: Julio Lemos / Especial

Consequências das mudanças climáticas nas lavouras de soja devem fazer parte das discussões do fórum que acontece em Mato Grosso do Sul

Riscos e consequências do mercado em alta será o tema do terceiro Fórum Soja Brasil, que acontece no dia 13 de setembro em São Gabriel do Oeste, Mato Grosso do Sul. O evento, que será realizado no Lions Clube da cidade, faz parte do Soja Brasil, o maior projeto sobre essa cultura já realizado no país, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 16h30min, pelo horário de Brasília.

Com a apresentação do jornalista João Batista Olivi, essa edição conta com a participação de especialistas no tema como Flávio França Júnior, economista e diretor de Produtos de Safras & Mercado; Liones Severo Correa, gerente comercial da empresa Chinatex; Eduardo Riedel, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); Venilson Ferreira, repórter da Agência Estado e Glauber Silveira, presidente da Aprosoja Brasil.

Eduardo Riedel, presidente da Famasul, destaca que, depois de alguns ciclos de dificuldades, a safra atual traz uma perspectiva de receita positiva.  A cautela, porém, ainda é a melhor recomendação.

– Ao investir em uma nova safra o produtor não pode perder de vista sua capacidade para assumir esses riscos e, se os resultados atuais permitirem, deve colocar a casa em ordem e planejar a próxima safra, avaliando com critérios cada investimento a ser feito – enfatiza.

O painelista Liones Severo Correa afirma que o momento é bom para discutir a alta do mercado.

– Os riscos do mercado são preço e clima. Quando o preço está alto, fica o clima apenas como uma variável. Este momento é muito propício para discutirmos esse tema – ressalta.

O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, está nos Estados Unidos nesta semana e pretende descrever experiências norte-americanas no evento, principalmente ao que diz respeito a garantias em situações de risco.

– O que se percebe por aqui é que o seguro agrícola americano está salvando os produtores. Quando será que os produtores brasileiros terão o mesmo seguro? É preciso pensar nisso já que, se a última década foi a do milho, esta com certeza será a da soja – afirma.

O Fórum Soja Brasil será transmitido ao vivo pelo Canal Rural e também pelo site especial do projeto no portal RuralBR a partir das 16h30min, pelo horário de Brasília.

Você pode participar enviando perguntas ou comentários para a página do Projeto Soja Brasil no Facebook.

O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil e do Senar Mato Grosso, com coordenação técnica da Embrapa. O fórum de São Gabriel do Oeste conta com o apoio regional de Senar Goiás, Senar Mato Grosso do Sul, Aprosoja-MS e Famasul. O patrocínio é da Basf, da Mitsubishi Motors e da Monsanto.

> Confira mais notícias no site do projeto

Fonte: Ruralbr