.........

Fórum Soja Brasil debate perspectivas de mercado para a próxima safra na quinta, dia 25

.........

Evento ocorre a partir das 16h30, no Teatro Municipal de Toledo (PR), e tem entrada franca. Canal Rural transmite ao vivo

Emílio Pedroso

Foto: Emílio Pedroso

Fórum "Os desafios de uma safra de incertezas" coloca em debate as perspectivas de mercado para a soja

O Projeto Soja Brasil promove, na quinta, dia 25, às 16h30, no Teatro Municipal de Toledo (PR), o fórum "Os desafios de uma safra de incertezas" e coloca em debate as perspectivas de mercado para a soja. A safra 2013/2014 ainda não começou no Brasil, mas os agricultores já estão de olho nos preços. A expectativa de grandes produções nos Estados Unidos e na América do Sul e da consequente desvalorização do grão já preocupa sojicultores.

Nos Estados Unidos, porém, as lavouras estão sendo afetadas por problemas de clima. O Projeto Soja Brasil passou por seis Estados dos EUA no início de julho e conferiu de perto a situação da safra.  O atraso no plantio por causa da chuva e a estiagem durante o desenvolvimento das plantas podem comprometer parte da produção, o que influenciaria diretamente nos preços da soja no Brasil.

O jornalista João Batista Olivi comanda o fórum, que conta com a participação de parlamentares, consultores de mercado e de líderes de entidades do agronegócio.  O Canal Rural, o C2 Rural e o site do Projeto transmitem o evento ao vivo.

O telespectador e o internauta podem participar do evento enviando perguntas para os painelistas. Basta ligar para o número 0800 541 5858 ou enviar a pergunta pelo Facebook do Soja Brasil.

Conheça os debatedores:

Abelardo Lupion é agropecuarista, empresário, deputado federal pelo Democratas do Paraná  e coordenador político da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Dilceu Sperafico é deputado federal pelo Partido Progressista (PP) do Paraná. Está entre os líderes das bancadas ruralista e municipalista da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional.

Liones Severo é operador de mercado de commodities agrícolas   e consultor de empresas chinesas  e administrador de risco. Preside empresas de agronegócio, especialmente de soja, 

Paulo Roberto Molinari é economista, com pós-graduação em Agribusiness. Atua em análise econômica e de mercados agrícolas.  É diretor-técnico de Safras & Mercado.

Glauber Silveira é engenheiro agrônomo e atua em diversas entidades relacionadas ao agronegócio. É presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil).

José Eduardo Sismeiro é formado em odontologia. Já foi vice-presidente do Sindicato Rural e presidente da Sociedade Rural de Goioerê (PR). Atualmente, é presidente de honra da Sociedade Rural da cidade.

Nelson Paludo é produtor e presidente do Sindicato Rural de Toledo. Participa ainda da diretoria da Federação de Agricultura do Paraná.

O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), tem a coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, nesta edição, a consultoria de Safras & Mercado. O patrocínio do projeto é das empresas BASF, Mitsubishi Motors e New Holland, com o apoio de Yara Brasil.

RURALBR

Fonte: Ruralbr