.........

Fase final do plantio da soja provoca lentidão no mercado brasileiro, indica Cepea

.........

Fonte: Ruralbr

De acordo com a instituição, 85% da área do país já foi semeada

Nauro Júnior

Foto: Nauro Júnior / Agência RBS

Estados já finalizam plantio da soja

Aproximadamente 85% da área de soja já foi semeada no Brasil de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Por conta da fase final do plantio, o momento é de lentidão nas negociações do mercado.

Os preços no mercado brasileiro têm sido, praticamente, nominais. Entre 25 de novembro e 2 de dezembro, o indicador ESALQ/BM&FBovespa (produto transferido para armazéns do porto de Paranaguá) em dólar (moeda prevista nos contratos futuros da BM&FBovespa) subiu expressivos 4,95%, fechando a 26,69 dólares por saca de 60 quilos na última sexta, dia 2.

Em moeda nacional, o indicador registrou ligeira baixa de 0,23% e finalizou a R$ 47,82 por saca. Quanto à média ponderada das regiões paranaenses, refletida no indicador CEPEA/ESALQ, fechou a R$ 44,79 na sexta – queda de 1,7% em relação à sexta anterior, dia 26 de novembro.

Nas regiões de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, faltam cerca de 5% da lavoura para ser semeada. Em São Paulo, 87% da área já está plantada, em Goiás, cerca de 90% e, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, 80%.

CEPEA