.........

Expointer terá sétima edição da Vitrine da Carne Gaúcha

.........

A Vitrine da Carne Gaúcha, iniciativa da Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul), chega à sua sétima edição na Expointer 2015. Com o objetivo de mostrar a excelência da carne gaúcha, o espaço apresentará ao público iniciativas empregadas no Estado para o melhor aproveitamento e valorização do produto, como técnicas de desossa e sugestões de preparo. A novidade deste ano será a disponibilização de receitas, algumas elaboradas durante as oficinas, que podem ser escolhidas e impressas pelo público, diretamente de um toten dentro do espaço da Vitrine.

A ação integra o programa Juntos Para Competir, parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS que tem o estande localizado no Pavilhão Internacional, em novo local, de frente à Praça Central, e esperam superar a marca de 2014, quando registraram a passagem de mais de 6 mil visitantes.

A programação da Vitrine da Carne Gaúcha será de oficinas, realizadas quatro vezes ao dia, com programação das 9h às 19h. O roteiro dessa atividade inicia com a apresentação da raça escolhida para apresentação no dia e horário,  suas características e programas de produção. Logo após o técnico profissional de desossa, Marcelo Conceição, demonstra o fracionamento de uma carcaça, elaboração de cortes de carne em carcaças de diferentes raças de bovinos, bubalinos, ovinos e suínos.

“A ideia é valorizar todos os cortes, estimulando o aproveitamento das qualidades de cada animal” afirmou o coordenador da Vitrine e assessor técnico do Sistema Farsul, Luiz Alberto Pitta Pinheiro. Todas as carcaças exibidas no espaço serão fornecidas por diferentes associações de raças, importantes parceiras para esta realização.

Vitrine da Carne Gaúcha de 2014 Foto: Marco Quintana/Divulgação Sistema Farsul

O roteiro da oficina seguirá com a chefe de cozinha Katiana Colombo, que demonstrará diversas receitas com as carnes. Nesta etapa, o público poderá acompanhar em detalhes a produção de pratos a partir dos cortes exibidos, desde churrasco até preparos mais elaborados. Haverá ainda um momento de degustação para os participantes. Todas as receitas serão disponibilizadas pelas associações parceiras e poderão ser escolhidas e retiradas através do toten digital, facilitando assim a interação com o público.

Com 150 m² de área total, a estrutura da Vitrine da Carne Gaúcha contará com uma área envidraçada e refrigerada. Em sua volta, terá a arquibancada para acomodar o público, que poderá conhecer também ações que prezam a excelência do produto. Serão apresentados como é aplicado o Sistema de Inspeção Animal, exemplos de boas práticas de manipulação da carne, além dos altos padrões de higiene e limpeza. “Tanto para o produtor quanto para o consumidor final, vamos destacar que a nossa carne segue um rigoroso padrão de qualidade em todas as etapas do processo. Essa série de iniciativas eleva sua excelência, tornando o produto conhecido e diferenciado no mercado nacional”, destaca Antônio Aguinaga, gestor do programa Juntos para Competir no Senar-RS.

O público ainda poderá conferir no local os diversos programas regulares desenvolvidos pelo Juntos Para Competir para capacitação do produtor. “Através de parcerias com os Sindicatos Rurais do interior gaúcho e as associações de raças, promovemos iniciativas como consultorias técnicas, cursos, seminários e intercâmbios. Trabalhamos uma série de questões, entre adequações de propriedades, alimentação de rebanhos, gerenciamento de processos e certificação de qualidade. Estes programas visão o aperfeiçoamento constante do setor e de sua produção sob os mais rígidos padrões de excelência”, comenta Antônio Aguinaga.

Participarão da iniciativa as associações das raças Angus,  Brangus,  Devon,  Hereford e Bradford, os programas de produção de bovinos da  Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra (Aproccima), Associação de Produtores da Região do Pampa (Apropampa)  e Carne Macia Jaguaretê, Cooperativa Sulriograndense de Bubalinocultores (Cooperbúfalo), e as entidades Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ-Zebu Gaúcho), Associação de Criadores de Suínos do RS (ACSURS) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).

Juntos para Competir

O Juntos para Competir visa incorporar tecnologia e fortalecer a gestão dos sistemas produtivos de carne bovina e ovina. Está é a base de atuação dos projetos de atendimento coletivos do programa. Todas as ações estão orientadas para o aumento de produtividade e eficiência produtiva dos rebanhos, agregando valor à carne produzida nestas propriedades, gerando incremento de renda e competitividade aos produtores rurais.

Programação

Horários das oficinas

10h30 – bovinos

14h00 – suínos

16h00 – bovinos

17h30 – ovinos

DIAS
MANHÃ
TARDE

Sábado (29/8)
ANGUS
HEREFORD

Domingo (30/8)
APROPAMPA
ANGUS

Segunda (31/8)
ANGUS
HEREFORD

Terça (1º/9)
BRANGUS
DEVON

Quarta (2/9)
BRANGUS/JAGUARETÊ
APROCCIMA

Quinta (3/9)
ZEBU
BUFALO

Sexta (4/9)
HEREFORD
ZEBU

Sábado (5/9)
HEREFORD
ANGUS

Imprensa Sistema Farsul

Fonte:  Farsul