.........

EXPOINTER – Favorito eliminado por sangramento

.........

Na dianteira da competição, e nas graças do público, o cavalo Esteio JB de Palermo foi eliminado na penúltima prova, a de Bayard/Sarmento, a tradicional esbarrada. Após o ginete Claudio Correia, 54 anos, concluir com êxito a etapa, os jurados identificaram um sangramento em uma das patas. Pelo regulamento da competição, seguindo práticas de bem-estar, o animal que tiver qualquer ferimento não pode continuar competindo. A regra é aplicada pelo segundo ano:

– Ninguém gosta de eliminar um competidor. Sentimos muito, como todos, mas o regulamento é claro e precisamos segui-lo – disse o jurado Luiz Alberto Martins.

Quando a eliminação foi anunciada, o ginete veterano não conteve as lágrimas, levando o chapéu ao rosto antes de deixar a pista. Muito aplaudido pelo público visivelmente decepcionado, o cavalo teve de abandonar a competição. Esse foi o terceiro ano em que o cavalo chegou a uma final da disputa. Em 2015, ficou em nono lugar e, no ano passado, em oitavo lugar. Ao final da prova, os competidores dedicaram a vitória ao ginete Claudio Correia, que prometeu voltar a competir em 2018.

Fonte : Zero Hora