Expointer 2013 é lançada com expectativa de bater recorde em negócios

Feira agropecuária será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro, em Esteio

Expointer 2013 é lançada com expectativa de bater recorde em negócios Camila Domingues,Palácio Piratini/divulgação

Cerimônia de lançamento foi realizada na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia Foto: Camila Domingues,Palácio Piratini / divulgação

Joana Colussi

joana.colussi@zerohora.com.br

Com estimativa de bater recorde em negócios, superando a marca de R$ 2,03 bilhões do ano passado, a 36ª Expointer foi lançada nesta quarta-feira pelo governo do Estado. O otimismo de vendas na feira agropecuária é justificado pela capitalização dos produtores após um ano de supersafra de grãos, além do crédito farto a juros menores e da valorização da produção de alimentos.

Realizada na Casa do Gaúcho, no Parque da Harmonia, a cerimônia de lançamento contou com apresentações musicais e reuniu autoridades públicas e representantes do agronegócio.

— O ambiente positivo, tanto nas exportações de commodities e safras cheias, assim como nas políticas para o setor, nos fazem apostar num feira de qualidade — disse o governador Tarso Genro.

Principal volume de negócios na feira, o setor de máquinas e implementos agrícolas espera chegar próximo a R$ 2,5 bilhões em vendas — com destaque para a procura por equipamentos para irrigação.

— Temos garantia do governo de juro de 3,5% ao ano do PSI (Programa de Sustentação do Investimento), com 10 anos para pagar. Isso irá estimular o produtor a investir — avalia Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado (Simers).

A 36ª Expointer será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Fonte: Zero Hora