.........

Expointer 2012: Ministério da Agricultura destaca projeto de regionalização e prorrogação de dívidas

.........

Ações foram anunciadas durante a feira realizada no Rio Grande do Sul

Emílio Pedroso

Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBS

Ações do Ministério da Agricultura foram anunciadas durante a feira em Esteio (RS)

Entre as ações anunciadas para o agronegócio pelo Ministério da Agricultura durante a 35ª edição da Expointer, duas tiveram destaque especial na avaliação do órgão. A primeira delas foi o Projeto de Regionalização, que abrangerá as regiões brasileiras (Sul e Nordeste) que mais sofreram com os efeitos climáticos, e a possível prorrogação dos financiamentos dos produtores gaúchos que perderam mais de 30% das lavouras devido à seca em municípios que decretaram emergência.
A proposta de ações regionalizadas do Mapa foi apresentada no dia 28 de agosto. Dentro da plataforma do projeto, são três os pilares: a Política Agrícola Diferenciada, o Sistema Nacional de Defesa Agropecuária e a Administração. A política agrícola oferecerá soluções específicas para cada problema, desde o melhoramento da armazenagem, passando pela irrigação, recuperação de solos, instalação de novas estações meteorológicas, acesso ao crédito, seguro rural e apoio à comercialização.
Quanto à prorrogação dos financiamentos, os de custeios podem ganhar até 10 anos e os investimentos passariam de 2014 para 2015. A medida depende ainda da aprovação do Conselho Monetário Nacional, substituindo a resolução 4.047 de janeiro deste ano, que prorrogou o custeio em até cinco anos.

Fonte: Ruralbr