Experiência brasileira em Mediação Transformativa é tema de seminário internacional

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, na próxima segunda-feira (10/8), o Seminário Internacional sobre a Mediação Transformativa, na Escola Superior da AJURIS, em Porto Alegre. O evento é voltado para magistrados, mediadores, conciliadores, servidores, advogados, acadêmicos e demais profissionais interessados no tema.
O seminário, que abordará a experiência do Brasil na área, tem por objetivo apresentar aos participantes a teoria da Mediação Transformativa para que possam compreender a complexidade dos conflitos e o quanto este tipo de mediação é eficiente na gestão de conflitos empresariais, organizacionais, familiares, divórcios, vizinhança, vítima e ofensor.
Inscrições através do email treinamento@tj.rs.gov.br. As vagas são limitadas.
Mediação transformativa
Esse tipo de trabalho tem por objetivo enfrentar o conflito por meio do fortalecimento próprio e do reconhecimento dos outros. O fortalecimento próprio (empowerment) está baseado na identificação dos reais interesses e necessidades de cada um dos mediandos, ao passo que o reconhecimento (recognition) de um está voltado para a identificação dos reais interesses, necessidades e valores do outro.
Confira a programação
10/08 – segunda-feira
19h – Abertura
Mesa de Abertura: Presidente do TJRS, Des. José Aquino Flôres de Camargo; Desª. Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, Coordenadora do NUPEMEC; e Desª Genacéia da Silva Alberton, Coordenadora do Núcleo de Estudo em Mediação da Escola da AJURIS e dos Encontros de Formação Continuada dos Mediadores Judiciais do NUPEMEC-TJRS; Des. Cláudio Luis Martinewiski, Diretor da Escola da AJURIS.
19h30min – Palestra
Palestrante: Adolfo Braga Neto – Advogado, Mediador, Presidente do Conselho de Administração do IMAB e Coordenador da Comissão de Mediação do CAM-CCBC e Consultor dos Ministérios da Justiça de Angola e Cabo Verde. 
20h ¿ Palestra: "O valor único da Mediação de Conflitos"
Palestrante: Joseph Patrick Folger – Professor da Temple University – Philadelphia Pennsylvania – EUA.  Cofundador e membro do Institute for the Study of Conflict Transformation (www.transformativemediation.org).  Autor de diversos artigos na área de Comunicação, conflito e mediação e dos seguintes livros: ¿Working Through Conflict: Strategies for Relationships, Groups and Organizations¿ (7ª edição, com M.S. Poole  e R.K. Stutman)  e ¿The Promise of Mediation¿ (com R.B. Bush, 1ª e 2ª edições).
21h às 22h – Debate
A Escola da Ajuris está localizada na Rua Celeste Gobbato, 229, no Bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.

Fonte : TJRS