.........

Estimativas otimistas para milho e soja em março puxam safra recorde, diz IBGE

.........

O Brasil espera uma safra de 230,3 milhões de toneladas este ano, um aumento de 2,7%

soja-lavoura-graos (Foto: United Soybean Board/CCommons)

A safra nacional de soja será 2,3% superior à estimada em fevereiro (Foto: United Soybean Board/CCommons)

As estimativas mais otimistas para as safras de soja e milho impulsionaram as previsões para a produção agrícola brasileira em 2017, segundo os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de março. O país espera uma safra recorde de 230,3 milhões de toneladas este ano, um aumento de 2,7% em relação ao previsto em fevereiro, o equivalente a 6,1 milhões de toneladas a mais, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a fevereiro, houve aumento nas estimativas de produção para a cevada (6,7%), milho 2ª safra (6,0%), café canephora (4,8%), arroz (2,5%), cebola (2,4%), soja (2,3%), sorgo (1,7%) e milho 1ª safra (1,4%). No entanto, foram revistas para baixo as previsões para a aveia (-1,0%), feijão 1ª safra (-1,2%) e trigo (-10,5%).

Soja

A safra nacional de soja será 2,3% superior à estimada em fevereiro, segundo os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de março, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  De acordo com o  IBGE, a colheita de soja está adiantada nos principais Estados produtores do Centro Sul do País.

A produção foi estimada em 110.935.272 de toneladas, um crescimento de 2,5 milhões de toneladas em relação à previsão anterior, feita pelo levantamento de fevereiro. O rendimento médio foi elevado em 1,8% na passagem de fevereiro para março. O Mato Grosso, principal produtor do país, aumentou sua estimativa de produção em 3,5%, alcançado 30.952.147 de toneladas, um novo recorde para o Estado. Houve elevação de 1,9% na estimativa de rendimento em relação a fevereiro, registrando 3.295 kg/ha, ou 54,9 sacas/ha na média estadual.

POR ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte : Globo Rural