.........

Estado confia na reabilitação russa

.........

O segundo dia de inspeção russa em frigoríficos, ontem, no Estado, foi marcado pela confiança gaúcha na reabilitação de unidades de abate para exportação, especialmente de suínos. No intervalo da vistoria no Alibem, em Santa Rosa, o superintendente do Ministério da Agricultura, Francisco Signor, disse estar esperançoso na recuperação do mercado, paralisado há 13 meses. Segundo ele, as inconformidades foram sanadas. "Fizemos todas as adequações necessárias para retomar as exportações."
Antes do embargo, aproximadamente 40% da produção do frigorífico de Santa Rosa era exportada para a Rússia. A comitiva, composta por seis técnicos, dois russos e quatro brasileiros, avalia questões sanitárias relacionadas à higiene, ao processamento de carne, ao fluxo de pessoas, de produtos, ao funcionamento da planta industrial e à confirmação documental de todos os critérios relativos à rastreabilidade. Ainda, avaliam a genética e a criação dos animais e se as guias de trânsito estão em conformidade.
A expectativa do ministério é que, dentro de 30 dias, as autoridades russas possam apresentar o resultado dessa vistoria ao país. Hoje, a inspeção prossegue em Santo Ângelo. Como na terça-feira, as vistorias de ontem, em Santa Rosa e Garibaldi, também foram longas, ocupando o dia inteiro.

Fonte: Correio do Povo