Escoamento da safra de Mato Grosso é tema do próximo Na Estrada

Edição vai ao ar no sábado, às 12h30min, com reprise no mesmo horário do domingo

Produção/Canal Rural

Foto: Produção/Canal Rural

A principal rota do escoamento da produção mato-grossense, a BR-163, tem apenas seis metros de largura, buracos na pista e nenhum acostamento

O Canal Rural Na Estrada do próximo sábado, dia 27, vai acompanhar o escoamento da safra do Mato Grosso, a maior do Brasil. No Estado, 90% dos grãos é transportado por estradas ou pela malha ferroviária. A produção é exportada via portos de Santos e Paranaguá.
>> Acesse o site especial do Canal Rural Na Estrada

Mais de 23% dos grãos produzidos no Brasil saem de Mato Grosso, e apenas uma rodovia transporta toda essa produção para as regiões Sul e Sudeste. A principal rota do escoamento da produção mato-grossense, a BR-163, tem apenas seis metros de largura, buracos na pista e nenhum acostamento. Nos portos, os problemas continuam. Em Santos, a rodovia cruza a linha férrea. Quando trem passa, a espera dos caminhoneiros torna-se ainda mais cansativa.
>> Última edição do Na Estrada mostrou uso dos três modais em Goiás

Aqui em Santos está o último elo da cadeia logística, é onde tudo acaba acontecendo. A somatória de falhas do processo traz um ônus maior para a atividade portuária – diz o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco.
Para saber esse e outros problemas enfrentados pelos produtores de Mato Grosso para escoar a produção, assista ao Canal Rural Na Estrada. A edição vai ao ar no sábado, às 12h30min, com reprise no domingo, no mesmo horário, e na sexta-feira, dia 2 de agosto, às 11h.

CANAL RURAL

Fonte: Ruralbr