Embarques de carne bovina renderam 28% menos até julho

As exportações brasileiras de carne bovina somaram 111,8 mil toneladas e renderam US$ 498 milhões em julho, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/Mdic) compilados pela Abrafrigo, entidade que representa frigoríficos do país. O volume foi 23% menor que no mesmo mês do ano passado, ao passo que a receita registrou queda de 28% na comparação.

Conforme lembrou a Abrafrigo na sexta-feira, essas quedas refletiram a redução das compras de importadores de peso como Rússia e Venezuela, além de Hong Kong. Os dois primeiros enfrentam problemas por conta da baixa dos preços internacionais do petróleo, enquanto as compras de Hong Kong diminuíram em consequência do aperto da fiscalização da China para evitar a triangulação que leva o produto brasileiro a entrar em seu mercado. Em contrapartida, informou a entidade, já começaram a aumentar as exportações diretas aos chineses.

Como esses problemas dão o tom já há alguns meses, de janeiro a julho os embarques brasileiros caíram 17% em volume (para 746,9 mil toneladas) e 28% em valor (para US$ 3,2 bilhões) em relação a igual intervalo de 2014. Mesmo com as compras em queda, Hong Kong liderou as importações de carne bovina do país nos primeiros sete meses de 2015.

Por Fernando Lopes | De São Paulo

Fonte : Valor