Embarque de carne à Arábia Saudita recomeça este mês

Anunciada em novembro do ano passado, a reabertura do mercado da Arábia Saudita para a carne bovina brasileira terá efeitos práticos a partir deste mês. De acordo com o Ministério da Agricultura, os primeiros embarques de carne bovina aos sauditas devem ocorrer neste mês de fevereiro, e a expectativa é que as exportações ao país rendam US$ 42 milhões em 2016.

Desde o anúncio da reabertura do mercado saudita, ainda restavam algumas pendências burocráticas para o início efetivo das exportações. A última pendência foi resolvida em 25 de janeiro, com a publicação da lista dos 49 frigoríficos brasileiros habilitados pela Autoridade Saudita de Alimentos e Medicamentos (SFDA) a exportarem carne bovina ao país.

Dentre as unidades habilitadas à exportação, há dez em São Paulo, nove em Mato Grosso do Sul, oito em Goiás, seis em Mato Grosso, cinco em Minas Gerais, três no Pará, duas no Rio Grande do Sul, duas em Rondônia, duas no Paraná e uma em Tocantins.

Com a retomada dos embarques, a Arábia Saudita poderá voltar a ser um principais importadores de carne bovina do Brasil. Em 2012, quando embargou o produto brasileiro – após o registro de um caso atípico de vaca louca no Paraná – os sauditas figuravam entre os dez principais clientes.

Por Camila Souza Ramos | De São Paulo

Fonte : Valor