.........

Emater vira correspondente bancário do BB

.........

Além de dar apoio técnico a agricultores e pecuaristas, os escritórios das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) passarão a funcionar como correspondente bancário do Banco do Brasil para operações de crédito rural. A medida consta de termo de cooperação firmado entre o BB e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

Num primeiro momento, produtores dos Estados de Minas Gerais, Goiás e Rondônia poderão usar suas regionais da Emater para dar entrada nos financiamentos do Pronaf (agricultura familiar), e a partir de maio, do Pronamp (produtor médio). A ideia é que outros escritórios da Emater façam adesão ao serviço até o fim do ano e que 1 milhão de contratos de Pronaf sejam celebrados nos próximos quatro anos.

Na prática, os técnicos das Emater serão funcionários do banco, mas com o diferencial de terem a experiência prática de atuar em fazendas prestando auxílio agronômico ou veterinário aos agricultores, segundo o presidente da Asbraer, Argileu Martins. "A aprovação do crédito continua sendo feita pelo banco, mas o produtor só precisará se dirigir a uma agência do BB para assinar o contrato", explica ele.

Por Cristiano Zaia | De Brasília

Fonte : Valor