.........

Em nova etapa, Conab fiscaliza 127 mil t de grãos e outros produtos dos estoques públicos

.........

Começa esta semana a quarta rodada de fiscalização de estoques públicos de 2017. Fiscais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) visitarão 90 armazéns públicos e privados nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Distrito Federal. Também será feito o cadastratmento de novos armazéns.
A expectativa dos técnicos da Companhia é vistoriar 127 mil toneladas de café, milho, arroz, trigo, farinha de mandioca e diversos produtos industrializados /manufaturados. Os fiscais observarão, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade de grãos armazenados. A ação prossegue até o dia 9 de junho.
Até a terceira etapa, foram fiscalizados mais de 1 milhão de toneladas de produtos em 169 armazéns. Constatou-se desvios de 2.496 toneladas de milho e perdas de 488 toneladas de café e milho. No caso das perdas, os armazenadores terão que indenizar a Companhia. Para os desvios identificados, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Conab por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.


CONAB

Fonte: Famasul