.........

Eleição define novo Conselho do Irga

.........

 Claudio Pereira<br /><b>Crédito: </b>  ALEXANDRE MENDEZ / CP MEMÓRIA

Claudio Pereira
Crédito: ALEXANDRE MENDEZ / CP MEMÓRIA

Haverá disputa em quatro dos 79 municípios que elegem, hoje, das 8h30min às 17h, representantes para o Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Em Capivari do Sul, Nova Santa Rita, Paraíso do Sul e Rosário do Sul, duas chapas disputam a preferência dos arrozeiros da região. Para validar o resultado, que deve ser divulgado ainda hoje, é necessário quórum mínimo de 20%. Caso contrário, ocorrerá nova votação local. O conselho é formado por 76 produtores e 152 suplentes, além de quatro integrantes indicados pela indústria e comércio. Embora haja expectativa de renovação nas cadeiras, o presidente do Irga, Claudio Pereira, acredita que, passada a turbulência, atualmente a relação do governo estadual com o órgão é pacífica. Em 2011, o governador Tarso Genro exonerou os diretores do instituto escolhidos pelo Conselho, o que gerou uma batalha judicial que acabou revertendo a decisão. "Os laços foram reconstruídos. O Conselho viu que estamos aqui para fazer um trabalho sério", acredita Pereira.
Na sexta-feira, o diretor administrativo Carlos Mallmann deixou o cargo para disputar eleição municipal. Com a alteração no estatuto do Irga no ano passado, a partir de agora, a nomeação desses cargos será feita por Tarso. Conforme Pereira, que por ora acumula a função, ainda não há definições para o posto.
Os conselheiros tomarão posse para o mandato 2012/2014 no dia 13 de agosto. Dos 140 municípios produtores de arroz, neste ano, 81 estavam aptos à eleição por produzirem 200 mil sacos de 50 kg. A votação será nos escritórios do Irga, quando houver, ou em cooperativas, associações de arrozeiros, sindicatos rurais e prefeituras municipais.

Fonte: Correio do Povo