.........

ECONOMIA – Valor Bruto da produção agropecuária deve crescer 5,4% em 2018, diz CNA

.........

Caso as condições do clima sejam favoráveis, a próxima safra de soja e de cana-de-açúcar devem ser destaques de faturamento do próximo ano

pecuaria-boi-nelore-corte-carne (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
Segundo a CNA, crescimento se dará "sobretudo baseado nas boas expectativas da pecuária, tanto para produção quanto para preços" (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acredita que o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária deve crescer 5,4% em 2018. Esta é a indicação trazida pelo cenário 1 da entidade, conforme material distribuído à imprensa na manhã desta terça-feira (5/12).

O crescimento se dará "sobretudo baseado nas boas expectativas da pecuária, tanto para produção quanto para preços". A previsão de crescimento nesta área é de 9%. "No ramo agrícola, espera-se crescimento de 3%, alicerçado principalmente pelo aumento da produção de alguns dos principais produtos agrícolas. Para soja, milho e cana-de-açúcar, não se espera grandes variações em preços ou produção", acrescentou a CNA.

No cenário 2 da entidade, caso as condições do clima sejam favoráveis, "a próxima safra de soja e de cana-de-açúcar devem ser destaques de faturamento do próximo ano". Neste caso, as projeções são de que a produção de soja pode alcançar R$ 132,7 bilhões, enquanto a de cana-de-açúcar pode chegar a R$ 57,2 bilhões. Neste cenário 2, o faturamento do setor cresceria 7,1%, acima dos 5,4% do cenário 1.

POR ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte : Globo Rural