ECONOMIA E NEGÓCIOS – Japão quer investir no Matopiba, diz Mapa

Memorando de cooperação para a agricultura e alimentação deve fomentar projetos da fronteira agrícola

plantacao-soja-matopiba-colheita (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

Matopiba tem se destacado na produção de grãos (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

No final deste mês, Brasil e Japão vão assinar dia 29/2, em Palmas (TO), um memorando de cooperação para a agricultura e alimentação, para viabilizar investimentos do país asiático noMatopiba (fronteira agrícola composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (11/2) no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O documento será assinado durante o Seminário "Brasil – Japão: intercâmbio econômico e comercial em agricultura e alimentos", que conta com a presença do vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima, da ministra da Agricultura do Brasil, Kátia Abreu, de governadores dos Estados do Matopiba, dos presidentes da Embrapa, Maurício Lopes, e da Conab, Lineu Olímpio de Souza, além dos representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Banco Japonês para Cooperação Internacional (JBIC).

Segundo o Mapa, o evento apresentará as oportunidades de investimentos no agronegócio aos executivos das empresas japonesas com atuação no Brasil e também aos fundos de investimento japoneses. Ainda na ocasião, será anunciada a criação da Frente Municipalista dos Prefeitos da região do Matopiba.

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : Globo Rural