.........

DEBATE – Participe do Fórum Soja Brasil na Expointer 2015

.........

Encontro será no dia 3 de setembro e você já pode fazer a sua inscrição

No próximo dia 3 de setembro, o Canal Rural realiza o segundo Fórum Soja Brasil na safra 2015/2016. Diretamente da Expointer 2015, em Esteio (RS), o tema do encontro será um deabte custos de produção. O evento começa às 18h30, na Casa RBS. O C2 Rural transmite ao vivo para todo o país. Faça sua inscrição

Os palestrantes vão trazer para a discussão as expectativas econômicas e vão debater a competitividade da produção de soja no Brasil comparada aos concorrentes Argentina e Estados Unidos. Além disso, haverá dicas sobre como o manejo da produção pode resultar em redução de custos.

Com a crise econômica e alta constante do dólar, esta safra deve ser uma das mais caras da história. Na avaliação da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), o ciclo será no limite da rentabilidade, forçando o produtor a repensar seus gastos para manter o lucro.

Para acompanhar o Fórum Soja Brasil ao vivo, é necessário fazer inscrição prévia. O cadastro é gratuito e gera um certificado de participação.

Participam do debate o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o presidente da Aprosoja-RS, Décio Teixeira, a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, o analista da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari, o pesquisador do Cepea Mauro Osaki e o pesquisador da Embrapa Soja Osmar Conte.

Palestrantes

Adriana Brondani
Diretora-Executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), professora do MBA em Agronegócio do PECEGE – USP e da pós-graduação em Nutrologia da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em sua carreira acadêmica, foi professora de Bioquímica e Biologia Molecular na UFRGS, na ULBRA e na PUCRS.

Paulo Roberto Molinari
Diretor-técnico de Safras & Mercado. Economista pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Agribusiness pela FAE. Atua há 28 anos em análise econômica e de mercados agrícolas. Consultor Sênior em Agribusiness. Especializado nos segmentos de milho e carnes.

Mauro Osaki
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Ciência Econômica Aplicada pela Escola Superior da Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo e Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Paraná. Técnico Especialista Superior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ-USP e pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada CEPEA/ESALQ, concentrando os estudos na área de pesquisa de gestão de propriedade rural e análise econômica do setor de grãos e insumos agrícolas. Membro do Agribenchmark Cash Crop apoiada pelo instituto Johann Heinrich von Thünen-Institut (vTI) da Alemanha. Palestrante, conferencista, debatedor em inúmeros eventos em todo o Brasil e no exterior.

Osmar Conte
Agrônomo, mestre e doutor em Ciências do Solo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente em Ciência do solo e mecanização agrícola, nos seguintes temas: semeadura direta, integração lavoura-pecuária, compactação do solo, mobilização do solo em semeadura direta, preparos de solo e variabilidade espacial de atributos de solo. Atuou como pesquisador no Instituto Agronômico do Paraná, na Área de Engenharia Agrícola. Atualmente, é pesquisador da Embrapa Centro Nacional de Pesquisa de Soja, em Londrina/PR atuando em Transferência de Tecnologias e Manejo do Solo e da Cultura.

Fonte : Canal Rural