DANILO UCHA: Setor de serviços terá a menor taxa de crescimento

Setor de serviços terá a menor taxa de crescimento

JOÃO ALVES/DIVULGAÇÃO/JC

Presidente da Fecomércio, Bohn avalia que desaceleração continuará

Presidente da Fecomércio, Bohn avalia que desaceleração continuará

Os fatores que vêm motivando crescimento menor do setor de serviços no País em 2014 são os mesmos observados no Rio Grande do Sul. A análise é do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. No primeiro semestre, o PIB do setor cresceu 1,5% apenas. No lado dos serviços prestados às famílias, em que se inclui o comércio varejista, a desaceleração se deve à expansão tímida da renda agregada, visto que, apesar da elevação dos salários, o volume de pessoas ocupadas parou de aumentar. “Outros componentes são a inflação elevada, o aumento de juros e a redução da confiança, numa conjuntura em que o endividamento é maior do que o observado em anos anteriores”, explicou. Do lado dos serviços prestados às empresas, o desempenho ruim do PIB como um todo, com destaque para a queda da indústria, afeta a demanda  nos serviços. “Para o fim do ano, não existem perspectivas de alterações significativas em relação ao desempenho do setor de serviços. Os fatores que motivam sua desaceleração devem continuar, provocando, provavelmente, a menor taxa de crescimento dos últimos anos para o setor”, concluiu o líder empresarial.

Platinum

Em um ano de operação, a ser completado hoje, o Platinum Outlet, de Novo Hamburgo, alcançou frequência média mensal de 265 mil pessoas, 50% delas das classes A e B, residentes em Novo Hamburgo e em cidades do Vale do Sinos. Uma parcela expressiva do público é oriunda de Porto Alegre e de regiões mais distantes do Estado. A Iguatemi Empresa de Shopping Centers é a administradora do empreendimento de produtos de grife com desconto.

Carbono

A Braskem assinou, ontem, na Cúpula do Clima na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, adesão a duas iniciativas  para economia de baixo carbono. Denominados Precificação de Carbono e Liderança Empresarial para Precificação do Carbono, os programas reforçam a importância da definição de valores para as emissões de gases de efeito estufa. O objetivo é estimular os investimentos e a fabricação de produtos com menor pegada de carbono.

Missão Total

O Shopping Total promoverá uma visita de lojistas a São Paulo, para conhecer os shoppings Mega Polo e New Mall e o estilista Fause Haten, no Anália Franco. A missão empresarial será realizada nos dias 24, 25 e 26 de setembro.

Certidão Negativa Conjunta

Uma comemoração parcial. É assim que está sendo avaliada a simplificação, promovida pelo Ministério da Fazenda, de viabilizar às empresas sua regularidade fiscal através de certidão única, expedida pela Receita Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que passaram a comprovar, inclusive, a ausência de débitos referentes às contribuições previdenciárias. No entanto, a necessidade da certidão negativa de débitos, como condição para o livre exercício de suas atividades econômicas, continuará sendo exigida, ainda que isso seja inconstitucional, alerta Maria Paula Farina Weidlich, coordenadora de equipe da Pactum. Ela diz que a exigência da certidão é abusiva e chega a custar algo próximo a R$ 3,59 milhões ao ano para as empresas brasileiras.

Devon

Os criadores da raça bovina Devon participarão de 20 das exposições-feiras de animais no Estado na primavera. A primeira será em São Sepé, dia 25, e a última, em Herval, dia 16 de novembro.

O Dia

  • Começará, em Manoel Viana, a 6ª Exposição Agropecuária, no Parque de Exposições Léo Durlo. Irá até dia 18.
  • Quarta Beneficente na Parrilla del Sur. A instituição Via Vida será beneficiada com parte da renda arrecadada neste dia.
  • O Grupo Isdra concluiu uma das principais etapas do processo de revitalização do Rua da Praia Shopping e fará entrega aos lojistas, às 8h30min. Nas lojas, haverá promoções especiais.
  • Os advogados Mariana Porto Koch e Fábio Raimundi coordenarão o Café Diálogos Tributários, com palestra do advogado Marcelo Coletto Pohlmann, às 8h30min, na rua Mariante, 284/704.
  • O presidente do Instituto de Estudos Tributários, Arthur Ferreira Neto, assinará, em Washington, convênio com a Association of Corporate Counsel, entidade que atende às necessidades profissionais de advogados que atuam em departamentos jurídicos de empresas e organizações do setor privado.
  • A FEE, FGTAS e Dieese/RS  divulgarão, às 10h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, a pesquisa emprego e desemprego da Região Metropolitana de Porto Alegre.
  • A Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo realizará reunião mensal, às 10h, para analisar as eleições de 2014, o cenário econômico e os serviços oferecidos pela CDL Porto Alegre.
  • O Tá na Mesa da Federasul receberá o diretor de Relações Institucionais da Andrade Gutierrez, Alexandre Barra. Falará sobre concessões e PPPs, às 12h, no Palácio do Comércio.
  • O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Carlos Pastoriza, divulgará o desempenho do setor de bens de capital mecânicos, às 13h, via internet, na Fiergs.
  • As exigências de fiscalização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia em supermercados serão analisadas na Associação Gaúcha de Supermercados, às 14h.
  • A Radimagem promoverá encontro gratuito sobre comportamento da mulher, com a psicóloga Sônia Sebenelo, às 16h, na avenida Cristóvão Colombo, 1.691.
  • A advogada Elaine Harzheim Macedo – ex-presidente do TRE-RS, lançará, em conjunto com Daniele Viafore, o livro  A decisão monocrática e a numerosidade no Processo Civil brasileiro, editora Livraria do Advogado, às 19h, na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country.
  • O Conselho Regional de Psicologia-RS promoverá debate sobre o racismo institucional, às 19h, na avenida Protásio Alves, 2.854 – 4º andar.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 24/09/2014