.........

DANILO UCHA – Sem gordura, sem sal e sem açúcar

.........

Edmundo Klotz preside a Associação das Indústrias de Alimentação
Pode até ser saudável, mas é polêmico e, no mínimo, insosso. Depois de proibir o uso de gordura trans em alimentos industrializados e obrigar a indústria a diminuir o volume de sal, agora o governo federal, através da Anvisa, quer diminuir o uso de açúcar. Em gorduras trans, o Brasil acabou sendo pioneiro e, mesmo antes dos Estados Unidos, em 2007, começou a bani-las dos produtos industrializados e alcançou a meta definida pela Organização Panamericana de Saúde e retirou 230 mil toneladas de gorduras trans das prateleiras dos supermercados brasileiros. Quanto ao sal, embora sendo responsável por apenas 23,8% do sódio consumido pelos brasileiros (72,2% é adicionado diretamente pelos consumidores), a indústria desenvolve programa que retirará 28 mil toneladas de sódio até 2020. Até agora já foram retiradas 7.652 tonleadas dos alimentos. O setor levou o problema tão a sério que até incentivou indústrias a criarem substitutos para o sal, sem os malefícios do sódio, e eles serão apresentados ao mercado em breve. O caso do açúcar é mais problemático, segundo falou Edmundo Klotz, presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), especialmente para coluna. A indústria buscará uma saída tecnológica, “mas como alcançar as milhares de doceiras que existem em cada esquina do País”, perguntou, “como chegar às crianças, que comem doces quase todos dias, industrializados ou feitos em casa?” A campanha sobre os malefícios do sal tem muitos anos. Poucos sabem que o açúcar chega a ser considerado, por alguns, “um veneno”. Além do mais, sua produção é um dos sustentáculos da economia brasileira.

CAR

A Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a Bolsa de Valores Ambientais (BVRio) lançaram o Portal de Regularização Ambiental para realizar o registro ambiental de propriedades rurais em todo o País. A iniciativa tem como objetivo facilitar a inscrição dos produtores no Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico criado para classificar propriedades e posses rurais. O portal também visa a facilitar a negociação de Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) para fins de compensação de reserva legal.

Uruguai

A cônsul-geral do Uruguai no Rio Grande do Sul, Karla D. Beszkdnyak, comemorará os 190 anos da independência da República Oriental do Uruguai com um churrasco para convidados. Será dia 20, às 19h30min, no CTG Laço da Querência, no Clube do Professor Gaúcho, avenida Guaíba 12.060.

Estarte.Me

A aceleradora gaúcha de empresas de TI Estarte.Me ampliou foco de atuação e passou a trabalhar com consultoria, educação e projetos especiais de empreendedorismo. “Há muita procura no mercado por práticas, ferramentas e ensino empreendedor”, explica Mauricio Centeno, sócio-fundador da Estarte.Me.

Dia do Economista

O Dia do Economista, 13 de agosto, será comemorado em várias cidades. Em Porto Alegre, pelo Conselho Regional de Economia; em Pelotas, pela Associação dos Economistas da Zona Sul, lá com café e palestra sobre arranjos produtivos locais, às 10h, e sobre contradições do capitalismo, com João Carlos Madail, às 14h. À noite, haverá o Jantar de Economistas.

Turnê

A Budweiser lançou promoção que vai levar 100 pessoas, mais dois amigos de cada uma, a três shows em qualquer parte do País, neste ano. Basta entrar no site www.budweiser.com.br, fazer cadastro, escolher três artistas e nomear dois amigos que irão aos 3 shows escolhidos: Kate Perry, Queen + Adam Lambert, Rod Stewart, Slipknot, A-ha, System of a Down, OneRepublic, Magic!, Faith no More e Empire of the Sun.

O Dia

O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, concederá entrevista, às 10h, para falar sobre as novidades da próxima Expoagas. Às 10h, na rua Dona Margarida, 320.
Até dia 8, Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado será realizado em Gramado, no Hotel Serrano.
A Panvel inaugurou, ontem, nova farmácia, na avenida Nilo Peçanha, 690.
O Instituto Rio Grandense do Arroz promoverá o 6º Seminário do Arroz Irrigado, em Camaquã, no Clube Recreativo Banhado do Colégio.
O empresário, ex-deputado e ex-ministro Luis Roberto Andrade Ponte (PMDB) será o palestrante do almoço da ADCE, às 12h, na Igreja da Pompéia, falando sobre caminhos para sair da crise.
A procuradora-geral do município de Porto Alegre, Cristiane da Costa Nery, palestrará, às 12h, no almoço do Instituto dos Advogados, no Plaza São Rafael.
O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre realizará palestra sobre desinfecção química e física, com Helvia Körting e Suzana Casa Silva, às 14h, no Hospital São Lucas da Pucrs (avenida Ipiranga, 6.690, prédio 60, 2º andar).
Os interesses em jogo no novo marco regulatório da mineração serão discutidos, às 18h, no Sindicato dos Engenheiros, com a participação de técnicos do ministério de Minas e Energia, na avenida Érico Veríssimo, 960.
Coquetel de homenagem da PwC a Carlos Biedermann, às 19h.
Coquetel de inauguração da nova loja Claro e NET, às 19h, na avenida Nilo Peçanha, 3.228.

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br

Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio