DANILO UCHA: Queda no preço abala arrozeiros

Queda no preço abala arrozeiros

MARLISE MATTOS/IRGA/DIVULGAÇÃO/JC

A safra de arroz foi muito boa, mas o preço preocupa produtores

A safra de arroz foi muito boa, mas o preço preocupa produtores

Os produtores de arroz do Rio Grande do Sul, que nesta safra plantaram 1,13 milhão de hectares e obtiveram boa colheita, estão preocupados com a queda no preço do produto. A saca de 50 quilos está sendo paga a R$ 33,00 quando o custo de produção é de R$ 38,00. Em relação ao mês passado, o preço caiu 6,5%. “Enquanto praticamente todos os preços crescem, o do arroz diminui, estrangulando a capacidade de custeio e de endividamento do produtor, os preços praticados pelo mercado nem de longe compensam o custo de produção”, diz o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Francisco Pires Teixeira. As sucessivas prorrogações de financiamentos inflacionaram o custo financeiro e os novos aumentos de insumos — luz, óleo, herbicidas, adubo — estão ameaçando a lavoura, “sob um silêncio quase surpreendente das representações que falam em seu nome”, acrescenta. O produtor Geraldo Pereira de Souza, que sempre foi uma excelente fonte sobre o agronegócio da Campanha gaúcha, confirma que a situação dos arrozeiros é muito difícil e “dá vontade de abandonar a atividade”. Tarso acrescenta que “os desafios passam por tomar decisões e pela unidade dos produtores”.

Contra

Por falar no presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, ele publicou uma carta aberta aos senadores, pedindo que votassem contra a indicação do advogado Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal. Diz que ele tem claras posições contra a propriedade privada e é ligado ao MST.

Show de máquinas

A New Holland, uma das maiores companhias internacionais de soluções para a agricultura, especialmente máquinas e tratores, vai fazer uma demonstração de campo com seus equipamentos, dia 28, em Camaquã. Na primeira edição do evento, realizada em Ponta Grossa (PR), mais de mil pessoas compareceram ao show, montado à semelhança dos da indústria automobilística.

Carne de qualidade

Quem nunca acreditou muito na garantia de qualidade das carnes ditas certificadas por associações de raça, porque um dia se compra uma carne excelente e, no outro, uma peça dura e cheia de nervos, agora terá mais chance de acertar. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira de Angus assinarão protocolo inédito, amanhã, em Brasília, que promete ser uma revolução na gestão e identificação da carne premium de origem da raça Angus comercializada no Brasil. O acordo é o primeiro do gênero no Brasil e dá início a uma nova era de transparência, informação e segurança aos consumidores de cortes de alta qualidade. O termo será assinado, às 15h, pelo presidente da CNA, João Martins, e o presidente da Angus, José Roberto Pires Weber.

Texel

A raça Texel terá 75 animais  de galpão e nove trios rústicos (27 ovinos) na XXVII Fenovinos. A feira acontecerá de 20 a 24 de maio, em Caçapava do Sul. A Brastexel – Associação Brasileira de Ovinos Texel comemora o fato de ser a raça com o maior número de inscrições. Em segundo, está a Ideal, com 55 e, em terceiro, a Corriedale, com 52 animais.

Terroir

Um jantar inspirado no terroir do Rio Grande do Sul será apresentado pela chef de cozinha Arika Messa, dia 15, no Nós Coworking, prédio 2 do Shopping Total. A chef fará a sua interpretação da cultura gastronômica gaúcha de forma criativa e inovadora, trabalhando as cores da bandeira nos pratos, com ingredientes locais e da estação.

Campeonato sustentável

Nos canteiros de obra da MRV Engenharia, a competição ajuda o planeta. A empresa premiou os vencedores do Campeonato de Sustentabilidade. Foram registradas 1.263 ações sustentáveis em 100 canteiros de obras pelo País. A obra com melhor desempenho apresentou quatro ações de Logística Reversa e mais de 50 ações sustentáveis.

O Dia

  • A Federação das Associações de Municípios-RS (Famurs) e a Associação Brasileira dos Terminais Portuários realizarão, às 8h30min, o seminário Desenvolvimento Regional com Hidrovias, à rua Marcílio Dias, 574.
  • O diretor de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social da Gerdau, Renato Gasparetto, fará palestra na ADVB/RS. Outro palestrante será o diretor da Reputation Institute Brasil, Marcus Dias.
  • O Sistema Fecomércio-RS promoverá, às 8h, na Assembleia Legislativa, lançamento da Agenda Legislativa 2015. Foram elencados 19 projetos de lei que estão em tramitação na Casa, 16 criticados pelo setor e três apoiados pela Federação.
  • Mariana Porto Koch, sócia da Koch Advogados, coordenará o Café Diálogos Tributários/FESDT, às 8h30min, na rua Mariante, 284/704, com palestra de Rafael Santos Borin sobre o reestabelecimento de PIS/Cofins sobre receitas financeiras.
  • O café com lojista, do Sindilojas Porto Alegre, terá palestra de Rafael Wainberg, da Rainha das Noivas, às 8h30min, na Rua dos Andradas, 1.234/9º andar.
  • A STARTech e a Avaya promovem café da manhã no Hotel Deville, às 8h30min, sobre comunicação unificada empresarial.
  • A advogada Gabriele Chimelo Ronconi, da Scalzilli.fmv Advogados & Associados, falará sobre recuperação judicial e gestão de crise empresarial, às 11h, na Faculdade IMED Passo Fundo.
  • O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB), será o palestrante na Federasul, às 12h, no Palácio do Comércio.
  • Almoço na ACI Montenegro/Pareci Novo com o advogado criminal e professor da Faculdade de Direito da Pucrs, Marcos Eduardo Faes Eberhardt, sobre legislação anticorrupção e programa de Compliance, às 12h, no Clube Riograndense.
  • Leilão da Santo Izidro, às 14h, na Universidade Federal de Santa Maria, com 90 touros das raças Charolês e Red e Aberdeen Angus.
  • A hidrovia Brasil-Uruguai será tema de audiência do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, às 14h30min, em Brasília.
  • Quinta classificatória ao Freio de Ouro, às 15h, na Associação Rural de Pelotas.
  • A Wildtech promoverá o encontro Conhecendo seu cliente, às 18h45min, na Cronks Sorvetes, rua Felipe Camarão, 611, Bom Fim.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 13/05/2015