.........

DANILO UCHA: Plano Collor | Dinheiro de volta

.........

Dinheiro de volta

O Superior Tribunal de Justiça determinou que a União, o Banco Central e o Banco do Brasil devolvam aos produtores rurais parte do que pagaram a mais pelos financiamentos corrigidos pelos índices da poupança, em março e abril de 1990, no Plano Collor. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal, Sociedade Rural Brasileira e Federação dos Arrozeiros-RS, em 1995, e beneficia todos os produtores rurais do País que tiveram embutidos, em seus financiamentos, os percentuais a mais, segundo o advogado especialista em Direito Rural, Ricardo Alfonsin, que defendeu a Federarroz.

Excedentes das safras de uva voltarão a preocupar

ABRASUCO/DIVULGAÇÃO/JC

José Carlos Estefenon, presidente da Abrasuco e da Tecnovin

José Carlos Estefenon, presidente da Abrasuco e da Tecnovin

Os produtores de uvas comuns (americanas e híbridas) e os industriais do suco de uvas da Serra Gaúcha estão preocupados com os sinais de retração no mercado. Depois de uma evolução fantástica entre 2009 e 2013, quando o consumo de suco de uva cresceu de 37 milhões de litros para 80 milhões de litros/ano e apareceu como uma das soluções para os excedentes de safras de uvas comuns, o mercado diminuiu o ritmo de crescimento (4,9% nos últimos 10 meses) e dá sinais de que se fixará em 85 milhões de litros/ano. Além das dificuldades econômicas do País, aumentou a concorrência com os sucos de outras frutas tropicais, mais baratos porque tem menor custo de matéria-prima.

Suco de uvas II

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Suco, José Carlos Estefenon, diretor da Tecnovin, de Bento Gonçalves, diz que “é preocupante a redução do crescimento da demanda e da própria demanda”. Informa que “a proximidade da chamada ‘curva de saturação da demanda’ poderá resultar em excedentes de estoques e de safra, inclusive da que se avizinha no verão”. A previsão da safra de uva 2015 é de 700 milhões de quilos, entre comuns e vitis-viníferas. A de 2014 foi de 606 milhões de quilos, sendo 540 milhões de quilos comuns, 55% destinadas à elaboração de suco de uva. Sem aumento das vendas de suco, a pressão dos estoques será enorme sobre a economia do setor.

Imposto

O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antonio Cesa Longo, elogia a cartilha lançada, sexta-feira, em Porto Alegre, por várias entidades, sobre a carga tributária nos produtos. “Todas as medidas que visem à cidadania fiscal devem ser comemoradas pelo varejo. Alguns supermercados já vêm se adequando antes mesmo desta regulamentação. O consumidor precisa saber quanto paga de impostos para que possa cobrar do governo o retorno destes tributos em saúde, educação e segurança”, disse Longo. “Nosso sonho — continuou — é que, em um futuro próximo, o gaúcho possa ter parte do que pagou em tributos depositado diretamente em sua conta bancária, despertando os consumidores para a importância de se exigir cupom fiscal em aquisições de produtos e serviços.”

Gado

A semana abrirá com queda na oferta de gado para abate. Os produtores estão esperando melhores preços com a aproximação das festas de fim de ano.

Investimento

Líder mundial na fabricação de lentes para óculos, a francesa Essilor, investiu, em 2014, R$ 15,5 milhões em marketing no Brasil. Divulgou a tecnologia antirreflexo Crizal  e o novo Fator de Proteção Solar Ocular.

Liquigás

A distribuidora de gás Liquigás é patrocinadora do 29º Natal Luz de Gramado. Destinou cerca de 2 mil ingressos gratuitos a alunos de escolas municipais e a crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais.

São Luiz Gonzaga

A Fecomércio-RS inaugurará, amanhã, unidade Sesc/Senac-RS em São Luiz Gonzaga. Terá serviços de saúde, lazer, cultura e bem-estar, sendo os destaques a academia de musculação, consultório odontológico e as opções de turismo social. Às 19h30min, na rua 13 de Maio, 271.

O Dia

  • Associações e cooperativas de agricultores familiares, comunidades quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e grupo de mulheres poderão vender seus produtos para o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. Propostas até dia 15, pelo e-mail  grodrigo@ghc.com.br
  • O presidente do Irga, Cláudio Pereira, estará em Santa Vitória do Palmar, às 9h, analisando o desempenho do instituto nos últimos quatro anos.
  • Apresentação do novo cenário energético gaúcho, às 11h, no Palácio Piratini.
  • Coletiva de imprensa do Sebrae-RS, às 12h, no Sheraton Hotel, 4º andar.
  • Almoço de final de ano da Federasul, às 12h, no Palácio do Comércio.
  • O especialista em marketing e em neuroliderança Domi Müller palestrará na CIC Caxias do Sul, às 12h.
  • A Fatto Comunicação fará comemoração dupla, às 18h30min, no restaurante DMZ Cozinha Criativa: 16 anos e nova sede.
  • Inauguração do Centro Avançado de Tratamento do AVC no Hospital Mãe de Deus, às 19h, com palestras dos médicos Ayrton Roberto Messaro, do Hospital Sirio-libanês, e Stefan Schwab, da Universidade de Erlangen (Alemanha).
  • Lançamento, às 19h, no Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre, do Calendário Beneficente do grupo Amiguinhos da Neo, em benefício da UTI Neonatal da Maternidade Mário Totta.
  • O engenheiro Zalmir Chwartzmann assumirá a presidência da Federação Israelita-RS, às 19h45min, na Sinagoga do Centro Israelita de Porto Alegre.
  • O Ministério de Turismo do Uruguai fará o lançamento da Temporada de Verão Uruguai Natural,  às 19h, na Casa Destemperados (rua Marquês do Herval, 82), com carnes e vinhos do país, conforme convite de Maria Martha Aldunate de Thompson.
  • O Instituto de Estudos Empresariais comemorará 30 anos, às 20h, no Instituto Ling (rua João Caetano, 440), com lançamento do livro Formando líderes.
  • O designer de interiores Ivan Andrade lançará a segunda edição do livro Pessoal & Intransferível, com projetos feitos na última década, às 19h, na Estrada Costa Gama, 2.845.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 08/12/2014