DANILO UCHA – O famoso Wagyu estará na Expointer

Wagyu na Fazenda Santa Terezinha, no município de Jaquirana

Wagyu na Fazenda Santa Terezinha, no município de Jaquirana

A Fazenda Santa Terezinha, de Jaquirana, fará um jantar, no hotel Lagheto Viverone, com cortes especiais de carne de gado Akaushi (Simental e Wagyu). Este último é um gado originário do Japão, onde é criado “a pão-de-ló e pires de leite”, como diria o escritor Nelson Rodrigues, isto é, bebendo cerveja e sendo massageado todos os dias para que a carne fique extremamente marmorizada. Aqui, na Argentina e Uruguai, onde também é criado, não se chega a tanto, mas, mesmo assim, tem um sistema de criação privilegiado, com pastoreio em campo nativo, regras de bem-estar animal e preservação ambiental, como explica Eduardo Borges de Assis, dono da Santa Terezinha. E a gordura não é tão entranhada na carne como acontece em Kobe, onde a provei pela primeira vez. A carne é considerada mais saudável, porque os ácidos graxos têm proporções significativamente mais elevadas de monoinsaturados em relação aos saturados, o que diminui os níveis de colesterol sanguíneo LDL indesejável, sem diminuir os níveis de colesterol HDL, o bom colesterol, e, ainda, tem um efeito benéfico sobre o risco de doença cardíaca coronária. Os vinhos, outro produto que, dizem, faz bem ao coração, serão da vinícola Cavalleri. É uma prévia do que a Santa Terezinha mostrará na 38ª Expointer, em Esteio.

Angus

Fábio Gomes, destacado desenvolvedor de genética Angus, apresentará seus melhores animais em dois leilões neste ano. Primeiro, no Red Concert, dia 2 de setembro, às 20h30min, no restaurante Internacional do Parque Assis Brasil, durante a Expointer, em Esteio, com 40 fêmeas e cinco touros; depois, no 20º Remate de Primavera, dia 11 de outubro, às 14h, na Pista J, em Esteio, com 70 fêmeas PO e 50 touros. Haverá animais das cabanhas Da Maya e Santa Sérgia.

MT Pardal

O Ministério Público do Trabalho lançou o aplicativo MT Pardal com o objetivo de facilitar a produção de provas e flagrantes de irregularidades prejudiciais a direitos dos trabalhadores. O empregado poderá registrar alguma irregularidade no trabalho e enviar diretamente ao Ministério Público do Trabalho. O envio da denúncia abre automaticamente um processo eletrônico de investigação. Para a advogada da área Trabalhista e Gestão de RH da Scalzilli.fmv, Greice Feier, não restam dúvidas que o aplicativo pode ser um grande aliado dos trabalhadores, contudo os empresários temem que imagens manipuladas ou distorcidas poderão ser enviadas causando prejuízos absolutamente desnecessários.

Braskem-Idesa

A alguns meses do início de suas operações, a Braskem-Idesa, no México, recebeu os primeiros vagões ferroviários, que serão utilizados para a distribuição da produção de polietilenos naquele país e para exportação. A frota total será de 1.300 vagões operados por uma rede logística. Os vagões foram fabricados em Sabinas, Coahuila, pela empresa Trinityrail e apoiarão a Braskem-Idesa por meio de um serviço de arrendamento.

Dal Pizzol

A vinícola Dal Pizzol, de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, está mudando os rótulos de seus vinhos, conforme vem sendo colocadas novas safras no mercado. O intuito é renovar, garantir jovialidade e modernidade, mas sem perder a identidade. O Gamay e o Sauvignon Blanc, safra 2015, lançados em junho, foram os primeiros a apresentar a mudança. Em breve, o Touriga Nacional e o Tannat receberão a nova roupagem. De acordo com Dirceu Scottá, enólogo da Dal Pizzol, os vinhos Enoteca e Quarenta Anos, lançados em 2014, serão os únicos a não sofrer mudanças visto que seus rótulos são recentes e modernos

Painel Econômico
DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

.

Fonte : Jornal do Comércio