.........

DANILO UCHA: O bom futuro do agronegócio

.........

O bom futuro do agronegócio

EMATER/DIVULGAÇÃO/JC

A lavoura de soja vai continuar crescendo

A lavoura de soja vai continuar crescendo

Apesar das atuais quedas nas exportações do agronegócio, o futuro não é de desanimar para os produtores rurais brasileiros. De acordo com trabalho da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre os próximos 10 anos, os principais produtos agropecuários de exportação continuarão conquistando mercados. A soja vai crescer 5,2% ao ano, chegando a representar 50% das exportações mundiais; o frango vai crescer 2,7% a.a, conquistando 42% do mercado; o suíno vai aumentar 2,6%. As exportações de carne bovina, que já são das mais expressivas no mundo, continuarão crescendo à taxa de 2% a.a, superando a exportação de 2 milhões de toneladas, em 2024.

ABE

Candidato em chapa única, o enólogo Juliano Perin foi eleito presidente da Associação Brasileira de Enologia, em Bento Gonçalves. Sucederá o enólogo Luciano Vian, que se despedirá em janeiro de 2015.

Cidadãos

O professor Alberto Kaemmerer foi reeleito presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre.

Primeira campanha

A agência e21 começou sua primeira campanha publicitária para a Votorantin Cimentos. Destaca a trajetória e as conquistas dos profissionais da construção. A indústria pretende se aproximar mais dos profissionais, segundo Mauricio Russomanno, diretor de Vendas e Marketing.

Projetos para Canoas

A prefeitura de Canoas lançou dois editais para contratação de empresa na área de engenharia e arquitetura para a prestação de serviços técnicos de elaboração de projeto executivo para potencializar o comércio no ramo de gastronomia do centro e o comércio e serviços em outros bairros. O primeiro trata da Rota Gastronômica, do estudo preliminar da Rua 24 Horas e o levantamento, análise e proposta para padronização do Mobiliário Urbano; o outro, da elaboração de projetos executivos urbanísticos e paisagísticos de polos comerciais nos quadrantes Nordeste, Noroeste e Sudoeste. Informações no site da prefeitura: www.canoas.rs.gov.br, na seção publicações oficiais, tomada de preço.

CRM

O Relatório de Gestão 2011/2014 da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) aponta crescimento da extração do carvão e a solidez da empresa, cujo faturamento cresceu quase R$ 30 milhões no período. O documento traz também a atenção da mineradora à sustentabilidade, apresentando ações de recuperação do solo e cuidados com o meio ambiente, que receberam mais R$ 20 milhões para serem colocados em prática.

Pescar

A Toniolo, Busnello S.A. realizou a formatura da 8ª turma de Iniciação Profissional em Manutenção e Mecânica Veicular do Projeto Pescar, em Portão, composta por 6 meninas e 13 meninos. A empresa aderiu ao projeto em 1998 e já formou 285 jovens. Eles recebem uniformes, material escolar, almoço, lanche, transporte, seguro de vida em grupo, além de todo acompanhamento técnico-pedagógico.

Investimento no esporte

A Credeal, indústria gaúcha de cadernos e materiais educativos, investiu no mercado esportivo e patrocinou a VI Copa Prime de Jiu Jitsu. A Copa Prime de Jiu Jitsu colocou cinco atletas no Campeonato Panamericano da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation – IBJJF, que será realizado nos Estados Unidos em março de 2015.

Varejo

Com apenas nove meses no mercado, a Capadócia Negócios já contabiliza uma carteira de 14 clientes nas áreas de franchising, shopping e varejo. A empresa é liderada por Paulo Urnau Pinheiro (28 anos de experiência em alta gestão executiva nos Grupos Almeida Jr, Zaffari/Bourbon e Jereissati/Iguatemi) e Roberto Salami Jr, com atuação em planejamento estratégico, branding, formatação de redes de franquia, elaboração de startups e negociações institucionais e corporativas.

O Dia

  • O município de Nova Petrópolis começou as comemorações de seus 60 anos de emancipação. Ocorrerão em todo ano de 2015.
  • Iluminação e automação serão os temas do Bom dia Engenharia, às 8h30min, na Travessa Acylino de Carvalho, 33, 8º andar.
  • Às 10h, na FEE, na rua Duque de Caxias, 1.691, divulgação do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico dos municípios gaúchos.
  • Coletiva de fim de ano da Famurs, às 10h, à rua Marcílio Dias, 574, com o presidente Seger Menegaz.
  • O programa Verão Numa Boa 2015 será lançado às 10h, no Palácio Piratini.
  • O Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento realizará debate, às 12h30min, sobre Teste diagnóstico e rastreamento: uso racional e prevenção de consequências indesejáveis.
  • Lançamento do Plano Municipal de Economia Criativa, às 17h, no InovaPOA, rua Uruguai, 155, 9º andar, sala 908.
  • A comemoração dos 60 anos do livro Noite, de Erico Verissimo, será feita em mesa redonda de Cesar Alcázar, Luciana Boose Pinheiro, Marcia Ivana de Lima e Silva e Miguel Soares, às 18h, no Centro Cultural CEEE.
  • A Caravana de Natal Coca-Cola, promovida pela Vonpar Bebidas, estará no bairro Restinga, às 21h. Papai Noel e os caminhões iluminados circularão por diversas ruas e avenidas.

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 17/12/2014