DANILO UCHA: O agronegócio sente-se reconhecido no País

O agronegócio sente-se reconhecido no País

MECÂNICA DE COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO/JC

Maiores empreendedores do setor reuniram-se em Campinas

Maiores empreendedores do setor reuniram-se em Campinas

Uma das principais conclusões do 3º Fórum de Agronegócio realizado sábado em Campinas (SP), além das já esperadas dificuldades futuras para os preços das commodities agrícolas, foi que houve uma mudança positiva na sociedade, na política e no governo sobre a importância do agronegócio na socioeconomia do País, na qual ele representa 23% do PIB, 30% dos empregos e mais de 80% do saldo comercial externo. Depois de ouvirem os representantes dos três principais candidatos à presidência da República, mais de 350 dos maiores empreendedores do setor comentaram que, nas eleições anteriores, levavam propostas aos candidatos e sempre tiveram grandes frustrações. Desta vez, “os candidatos estão à busca do entendimento, para encontrar orientação para o planejamento do futuro”. Por isso, acreditam que “o próximo presidente da República dará ao setor a dimensão que merece”. O fórum, organizado pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, foi coordenado por João Dória, seu presidente, e pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Estavam presentes seis ex-ministros de Estado que também falaram sobre o crescimento do agronegócio, as perspectivas de futuro, o aumento da prosperidade no campo, as demandas dos produtores rurais, os índices de confiança do setor e a contribuição brasileira para a segurança alimentar global.

Propostas

Os representantes dos três principais candidatos à presidência da República no Fórum do Agronegócio — João Sampaio Filho, presidente do Cosag/Fiesp, representante do Programa de Governo de Aécio Neves (PSDB); Alessandro Teixeira, coordenador do Programa de Governo para Reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT); e Marcos Jank, um dos formuladores do programa de Marina Silva  (PSB) — apresentaram as propostas de cada um. Foram ouvidos com atenção e até aplaudidos, quando disseram que haverá fortalecimento do setor agropecuário. Também falaram dois candidatos a vice-presidente: Beto Albuquerque (PSB), de Marina Silva; e Aloysio Nunes (PSDB), de Aécio Neves.

Destaque

O escritório gaúcho Trindade & Lavratti comemora, pelo segundo ano consecutivo, a inserção no guia Chambers and Partners 2015, que avaliza a excelência de escritórios de advocacia no mundo inteiro. Os sócios Gustavo Trindade e Paula Lavratti foram nomeados na edição 2015 como advogados referência em âmbito nacional. O escritório ZNA, de Caxias do Sul e Porto Alegre, de Zulmar Neves, também conquistou nota máxima no guia Chambers Latin America 2015.

Centro de Eventos

Sobre o Centro de Eventos que a prefeitura de Porto Alegre estaria estudando construir no bairro Sarandi, sem espaço para estacionamento, a Secretaria Municipal de Turismo manda uma nota informando “que o projeto não está totalmente definido; entrou em fase de estudos a partir da definição da área para sua construção e irá contemplar espaço de estacionamento compatível com o equipamento”. Valmor Kerber, diretor executivo da Hauptgeschäftsführer – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha-RS, considerou oportuna a sugestão desta coluna de construir o complexo no Parque Assis Brasil em Esteio e lembrou que o Brasil está despertando interesse de grandes feiras internacionais, inclusive da Alemanha.

Refis da crise

Os contribuintes que optaram pelo Refis da Crise devem estar atentos para a necessidade de deduzirem os débitos consolidados neste e em qualquer outro parcelamento já deferido. Guillermo Grau, diretor da Grupo Consultoria, alerta que “também são dedutíveis, na determinação do lucro real, segundo o regime de competência, as multas e juros de mora, conforme já reconhecido pela Receita Federal em Solução de Consulta”.

O Dia

  • Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura realizará, no Sinduscon-RS, o II Encontro BIM – Building Information Modeling.
  • Farmácias Associadas está lançando a Campanha de Primavera, com destaque à linha de 12 batons da Revitart Make Up.
  • Christina Antunes e Leila Loiferman falarão sobre estilo, moda e imagem nos ambientes empresariais, às 8h10min, na Federasul.
  • A Totvs promoverá, às 9h, encontro sobre gestão de mudança, com  Luis Juan Castagnini, da Entera, na rua Silva Jardim, 350.
  • O Conselhão debaterá o Plano Estadual de Logística de Transportes, às 9h30min, na avenida Borges de Medeiros, 1.501 – 21º andar.
  • A Associação Gaúcha de Empresas Florestais lançará a  5ª Feira da Floresta e o 12° Congresso Florestal-RS, às 8h30min, no Ritter Hotel.
  • A Fecomércio-RS realizará, às 9h, em Carazinho, encontro para ouvir os empresários. Será no BierSite, na rua Flores da Cunha, 777.
  • A advogada Ivone Cândido Coelho falará sobre vínculos multigeracionais e funções avoengas na família e na lei, às 12h, no Iargs, na travessa Acylino de Carvalho, 21, 4º andar.
  • Almoço do Sindicato das Seguradoras, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael, com palestra de César Luiz Salazar Saut e Sérgio Rangel.
  • O Sindilojas Porto Alegre promoverá encontro sobre prevenção e combate a incêndios, às 13h, no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros em Alvorada.
  • A Associação Gaúcha de Supermercados discutirá exigências do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia em supermercados, às 14h, no Ritter Hotel.
  • O empresário Adelino Raymundo Colombo, fundador da Lojas Colombo, receberá a Medalha do Mérito Farroupilha, às 18h30min, na Assembleia Legislativa.
  • Lançamento do Festival da Primavera, em Nova Petrópolis, às 16h, no hotel Pousada da Neve.
  • Às 18h30min, abertura do Pós-MBA em Liderança da ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e Unisinos.
  • Plano de Prevenção Contra Incêndios em debate na 2ª edição do Condomínio em Foco, da Imóveis Crédito Real, às 19h, na avenida Carlos Gomes, 1.340.
  • A gerente da Casa NTX, Paula Luzardo Webber, fará palestra em jantar da affitti Locação de Materiais para Eventos, às 20h, em Caxias do Sul.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 23/09/2014