DANILO UCHA – Novos ônibus para a frota de Porto Alegre

Ônibus são da família Torino, os mais vendidos da Marcopolo

Ônibus são da família Torino, os mais vendidos da Marcopolo

A frota de ônibus do transporte público em Porto Alegre, que tem alguns veículos caindo aos pedaços, vai dar uma melhorada. A indústria Marcopolo, de Caxias do Sul, está entregando 238 ônibus novos para as empresas do transporte coletivo da Capital. Estão de parabéns os usuários das linhas das empresas Belém Novo, Estoril, Gazometro, Navegantes, Nortran, Presidente Vargas, Sopal, Sudeste, VAP e VTC, que poderão usar os novos veículos a partir de março. De acordo com Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, as empresas adquiriram diferentes modelos, para atender os passageiros conforme as regiões da cidade. Os ônibus são da família Torino, a de maior sucesso no mercado brasileiro. Há veículos de baixo custo operacional e outros mais sofisticados.

Intercâmbio

A procura por viagens de intercâmbio cresce mesmo com a alta do dólar. Segundo a agência IE, especializada em educação internacional e carreira, a procura por intercâmbio entre os jovens cresceu 22% em 2015. O Canadá segue como o destino favorito dos brasileiros.

Meber

A indústria Meber Metais, de Bento Gonçalves, completa 55 anos neste mês. Comemora no novo parque fabril, que lhe permitiu aumentar em 60% a produção de monocomandos, misturadores, torneiras, temporizadores, duchas, acessórios, básicos e complementos.

Lanxess

A Lanxess, empresa de especialidades químicas que tem unidade no Polo Petroquímico de Triunfo, anunciou uma joint venture com a Saudi Aranco, para produção de borracha sintética. Será a Arlanxeo, a ser apresentada dia 1 de abril.

Distratos

Continua crescendo o número de compradores de imóveis que não podem pagar o que acertaram com as construtoras, forçados pela crise e desemprego, e estão devolvendo as moradias. Não é um processo fácil. Algumas construtoras querem reter até 50% do dinheiro já pago, a título de compensação pelo que gastaram, mas a Justiça considerou tal taxa abusiva e definiu que 10% é o máximo que elas podem exigir.

Hannover 2016

O Sebrae-RS encerrará, dia 29, as inscrições para quem quiser ter seu apoio à participação na Feira de Hannover 2016. O benefício é para micro e pequenas empresas dos setores metalmecânico, automação industrial, eletroeletrônico, petróleo e gás.

Marinha

A Marinha brasileira está preparando edital para o concurso público de admissão às escolas de aprendizes marinheiros. Virá com novidades, inclusive com a exigência de Ensino Médio para os candidatos. Serão 1.340 vagas, e o salário entre
R$ 1.617,00 e R$ 2.500,00.

Farmácia Popular

O Ministério da Saúde reduziu em até 50% os valores repassados às drogarias da rede privada conveniadas ao programa Aqui tem Farmácia Popular. De acordo com o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, a medida pode comprometer seriamente o acesso de mais de 25 milhões de usuários do programa.

Vinho

Uma sugestão. Quem gosta de vinho deve experimentar o Reserva Especial Merlot 2012 Larentis, que está chegando ao mercado, direto do Vale dos Vinhedos. Muito equilibrado, taninos macios e generosos e retrogosto agradável. Ideal para acompanhar uma carne de cordeiro.

Aurora

A Cooperativa Vinícola Aurora, a maior do gênero no País, comemorará 85 anos, dia 26, com missa, pronunciamentos e jantar, no Parque da Fenavinho, em Bento Gonçalves. A festa começará às 18h.

Tramontina

A Tramontina Eletrik lançou um adaptador conversor com pino de segurança. A novidade permite ligar equipamentos cujo plugue corresponde à norma antiga em tomadas que já atendem a nova norma. O pino de segurança tem a função de evitar que o consumidor sofra um choque elétrico causado por uma inserção unipolar, ou seja, que apenas um pino do plugue seja inserido no adaptador.

Calçados

A marca de calçados Valentina, de Três Coroas, lançou sua coleção inverno 2016. Os modelos se sobressaem pelos bordados, cores intensas, brilhos e design. A empresa produz cerca de 2.500 pares/dia e exporta inclusive para a Rússia.

Aumentos

Depois de um reajuste de 12%, em 2015, o papel vai aumentar 24% neste mês. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), Levi Ceregato, "os principais prejudicados serão os consumidores, pois o impacto será direto nos preços de itens fundamentais, como embalagens, amplamente utilizadas em medicamentos, alimentos, livros e revistas".

GERSON MELLO DA COSTA/DIVULGAÇÃO/JC

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio