.........

DANILO UCHA: Nova potência na avicultura

.........

Nova potência na avicultura

MATRIZ/DIVULGAÇÃO/JC

Flávio Sérgio Wallauer, presidente do Grupo Vibra

Flávio Sérgio Wallauer, presidente do Grupo Vibra

Mais detalhes sobre o Grupo Vibra, que anunciamos, sexta-feira, como uma nova potência na avicultura gaúcha e brasileira, constituído pela Agrogen, especializada em genética; pela nat, marca de alimentos que já atua em 30 países; a Avia, que só vende para o mercado externo; e a Frango Seva, marca brasileira com mais de 40 anos de tradição. As informações são de Flávio Sérgio Wallauer, fundador, principal acionista e presidente do Conselho de Administração do Vibra, uma referência na avicultura rio-grandense, pois foi fundador, também, da famosa Frangosul, na década de 1970, depois vendida para a francesa Doux. Entre os acionistas, como informamos sexta-feira, estão ex-sócios na Frangosul, como Heitor José Müller, presidente da Fiergs. O Grupo Vibra já começa grande, com 16 unidades, mais de 3.500 funcionários, controle de rastreabilidade de produção, granjas, incubatórios, laboratórios, fábricas de ração e três frigoríficos, distribuídos nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Vermelho X azul X verde

Não é somente no Grenal que o vermelho vem se sobressaindo nos últimos tempos. A Braskem, que comanda o Polo Petroquímico de Triunfo, trocou a sua identidade visual do azul para o rubro. A substituição também não tem relação com preferências partidárias e sim com a aproximação da imagem da sua controladora, a Odebrecht. Apesar de não ter dado continuidade a projetos como o da planta de polipropileno verde (feito a partir do etanol da cana-de-açúcar), o presidente da Braskem, Carlos Fadigas, continua afirmando que a química verde é a nova fronteira. A realização de empreendimentos nesse campo depende da viabilidade de preços, e atualmente há dificuldade em competir com as fontes fósseis como o petróleo e o gás natural.

Plástico

Apesar das grandes oportunidades de crescimento, por sua aplicabilidade em vários segmentos, o plástico vem esbarrando em obstáculos que acarretam perda de competitividade. A produção de transformados plásticos caiu 2,7% em 2014 em relação a 2013 e o faturamento no período, de R$ 64,47 bilhões, registrou queda ainda maior, de 6,4%. O assunto foi discutido pelo recém empossado presidente da Frente Parlamentar Mista pela Competitividade da Cadeia do Setor Químico, Petroquímico e do Plástico, deputado federal gaúcho Paulo Pimenta (PT), na Feiplastic, em São Paulo, na sexta-feira. O Rio Grande do Sul abriga empresas responsáveis por cerca de 8% da receita do setor, com 1.298 companhias, que empregam cerca de 29 mil pessoas. A perda da competitividade leva ao aumento das importações, com prejuízos maiores ao País.

Afavin

A Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin) completou 10 anos no dia 6. O presidente João Carlos Taffarel destaca entre os trabalhos desenvolvidos pela associação a Seleção de Vinhos de Farroupilha, concurso que elege anualmente os melhores vinhos, espumantes e sucos de uva do município, que esse ano chegará à sua décima edição, o Festival do Moscatel, cuja quinta edição será realizada de 4 a 6 e de 11 a 13 de setembro de 2015, e o projeto que visa a obtenção da Indicação de Procedência para os vinhos e espumantes moscatéis de Farroupilha.

Ambiente

Será inaugurado em agosto deste ano, na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, um complexo de laboratórios de alta tecnologia destinado à pesquisa e desenvolvimento de materiais aplicados ao meio ambiente. Com uma área total de 1.500 metros quadrados, sendo 1.200 metros quadrados de área construída, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Limpas ficará localizado na rua Arlindo Pasqualini, atrás do prédio Azul, no Câmpus II, um investimento de R$ 11 milhões.

Vagas

A Monte Bravo Investimentos está com vagas abertas para gerentes de banco interessados em construir carreira no mercado financeiro. Ser “financial advisors”, como se diz nos Estados Unidos, é uma bela e promissora carreira num mercado promissor, como o brasileiro, que só tende a crescer.

Cofre

A Perto lançou cofre que armazena 6 mil cédulas, as conta automaticamente, verifica a autenticidade e coloca em malote lacrável. Uma impressora acompanha o cofre e realiza o registro das transações.

O Dia

  • O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, participará de debates na Fecomércio-RS sobre a necessidade de reorganizar o Simples Nacional, às 9h45min.
  • Coquetel de abertura da nova exposição do Museu Nacional do Calçado, às 10h30min, no Campus I da Universidade Feevale.
  • O desafio da comunicação no Brasil será o tema de Mara Behlau no almoço da CIC Caxias do Sul, às 12h.
  • O Sinduscon-RS realizará, hoje e amanhã, audiências públicas de apresentação dos trabalhos finalistas do Sinduscon Premium 2014, no Teatro Sinduscon – avenida Augusto Meyer, 146, às 14h30min.
  • Lançamento da 5ª edição do Festival do Moscatel, às 18h, no Sindilojas, em Farroupilha.
  • A Faculdade Anhanguera de Porto Alegre iniciará curso de Engenharia Civil no segundo semestre. Estão abertas as inscrições.

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 11/05/2015