.........

DANILO UCHA – Nova franquia de limpeza

.........

Antônio Luiz de Oliveira, diretor da empresa Limpidus
Uma nova franquia de prestação de serviços de limpeza chegou a Porto Alegre, já abriu duas unidades e pretende chegar, no mínimo, a oito. A Limpidus nasceu em São Paulo e hoje é forte em Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e outras capitais e cidades brasileiras. Antônio Luiz de Oliveira criou-a, em 1990, e, apesar de já ter 13 franqueados em Brasília, com mais de 600 clientes na capital federal, diz que só trabalha com a iniciativa privada, porque ter o governo como cliente é muito complicado. Seus serviços de limpezas são direcionados a escritórios, condomínios, fábricas, escolas, shoppings, área médica e empresas em geral.

Arbitragem

As decisões legais recentes sobre arbitragem na solução de litígios no setor portuário levaram o presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários, Wilen Manteli, a organizar um debate sobre o tema, em parceria com o escritório Lobo & Ibeas Advogados, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Será, às 14h, na avenida Rio Branco, 125, 21º andar. Peritos em arbitragem exporão suas visões sobre o assunto.

Texel britânicos

O criador de ovinos texel e lacaune, produtor de queijos de ovelha e artista plástico Paulo Aguinsky, de Viamão, está comemorando o nascimento dos primeiros cordeiros texel nascidos de embriões importados, pela primeira vez no Brasil, da Inglaterra. O exportador Tim Healy veio ver os resultados. O projeto realizado para a importação e produção de animais puros de origem britânicos foi realizado, em janeiro, pela Cabanha Dedo Verde (RS), Cabanha Dom Juan e Cooperativa Castrolanda (PR). Os primeiros implantes foram coordenados por equipe britânica da Genetex Uk Ltda. Márcio Aguinsky, diretor da Confer Alimentos, empresa que realizou os processos de importação dos embriões, acredita que estes animais de altíssimo nível genético darão uma grande contribuição para o aumento da qualidade do rebanho da raça Texel no País, já que carregam 100% da genética dos mais credenciados rebanhos britânicos.

DunDun

A massa DunDun, que dispensa o uso de água, energia, cal e cimento para o assentamento de tijolos, fez tanto sucesso que a empresa que a produz, a FCC, de Campo Bom, vai dobrar sua capacidade. O crescimento de vendas foi de 90% no semestre, segundo informou a empresa na Construsul, em Novo Hamburgo.

Aérea

Enquanto os chamados aeroportos regionais do Rio Grande do Sul não decolam, São Paulo vai conceder à iniciativa privada cinco aeroportos e fixou metas rápidas para sua expansão. A concessão será feita entre outubro e novembro, a contratação em dezembro e o início das obras em janeiro, segundo o secretário estadual de Transporte e Logística daquele estado, deputado Duarte Nogueira, informou à coluna. Serão beneficiados os aeroportos de Jundiaí, Amarais, Bragança Paulista, Ubatuba e Itanhanhém.

A pior

Esta é a pior crise da indústria brasileira de máquinas e equipamentos em toda a sua história. Por isso, mais de 100 empresários de todo o País lotaram um avião e foram a Brasília exigir mudanças no câmbio, impostos e juros, acusados de vilões da história que já levou a 50 mil demissões no setor. O presidente da Associação Brasileira de Indústria de Máquinas (Abimaq), Carlos Pastoriza, é dramático: “Vamos desaparecer do cenário, desaparecerá também toda a indústria, os empregos e a possibilidade de sermos uma nação desenvolvida”.

Sustentabilidade

Para contribuir com o desenvolvimento sustentável das empresas do setor terciário, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac realizará, no dia 12 de agosto, a 5ª edição do Fórum de Sustentabilidade. O mote do evento será sustentabilidade empresarial frente à crise hídrica e energética. As inscrições podem ser feitas pelo site www.fecomercio-rs.org.br/sustentabilidade.

Colecionáveis

Pela primeira vez os copos colecionáveis da dupla Gre-Nal serão ofertados fora dos estádios. Na compra de duas unidades de Coca-Cola 2 litros em lojas do supermercado Rissul, o cliente leva um copo exclusivo do seu time. São três modelos. Até dia 9, 13.500 unidades estarão disponíveis.

O Dia

A Saúde na UTI será tema de encontro da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Hospital São Francisco no Congresso de Cardiologia, sexta-feira, às 12h30min, no Hotel Serrano, em Gramado.
Degustação de carne de cordeiro, sexta-feira, às 17h, no Armazém do Queijo, preparada por João Tumelero, na rua Murilo Furtado, 254.
Lançamento da safra de vinhos 2015 de Veranópolis, sexta-feira, no restaurante giratório Mirante da Serra, às 20h. Prove o Merlot.
Até esta sexta-feira, a Perto participa da Expo Postos & Conveniência 2015, em São Paulo, com o PertoTrap (cofre inteligente), Paystation (reciclador de células e moedas) e TAS (terminal para pagamento em cédulas ou cartão).
Coquetel de inauguração das novas instalações da vinícola Campos de Cima, sexta-feira, às 18h, na BR-472, Km 481, em Itaqui. Investimento de R$ 2,5 milhões, coordenado por Hortência Ravache Brandão Ayub.
O diretor do Centro Social Padre Pedro Leonardo, Claudionir Ceron, receberá, sexta-feira, o título Cidadão de Porto Alegre, às 19h, na Câmara de Vereadores.
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Associação Riograndense de Imprensa e Braskem farão mesa redonda sobre A temática ambiental no jornalismo, sábado, às 10h30min, na avenida Borges de Medeiros, 915.
No sábado, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais realizará grande arrecadação de alimentos em Porto Alegre e mais 18 cidades do Rio Grande do Sul. Beneficiará 800 entidades carentes.

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br

Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio