DANILO UCHA – Mais apoio ao setor leiteiro no Estado

Bom gado holandês aumenta a produção leiteira

Bom gado holandês aumenta a produção leiteira

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Agronegócio quer elevar, até 2019, a produção leiteira do Rio Grande do Sul, onde a média é de 7,94 litros por vaca/dia para 16 litros por vaca/dia. O projeto é incentivar inovação, genética e melhor manejo em 18 mil propriedades rurais de 132 municípios gaúchos. Os primeiros encontros para discutir o que é preciso ser implementado foram feitos em Passo Fundo e Porto Alegre. A bacia leiteira do Rio Grande do Sul é uma das principais do País, mas ainda pode crescer muito, desde que use novas tecnologias, melhore a genética do rebanho e, principalmente, aprimore o manejo com os animais.

Turismo

O número de pessoas empregadas em agências de turismo no País caiu 7,3% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2014. A informação é do Ipeturis – Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo. A retração foi mais acentuada nas regiões Sul e Norte, com -11,7% e -10,7%, respectivamente.

Sulgás

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) vai chegar a um faturamento de R$ 1,4 bilhão até o final do ano. A informação é do diretor de finanças, Luiz Irineu Schenkel, comemorando o final do primeiro ano de sua gestão.

Pequenas empresas

O novo presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, reuniu superintendentes regionais das principais unidades do sistema, em São Paulo, para definir ações que ajudem a superar a atual crise econômico-financeira. De acordo com o superintendente do Sebrae-RS, Derly Fialho, que voltou entusiasmado com as propostas de Afif, ele entende que a queda do PIB reforça a importância de facilitar o acesso das micro e pequenas empresas a financiamentos. O sistema mostra que, apesar de manter saldo positivo de 70 mil empregos em 2015, nos últimos dois meses, os pequenos negócios mais demitiram do que contrataram.

Registros

O criador Ignacio Silva Tellechea, da Cabanha Rincon del Sarandy, de Uruguaiana, foi eleito novo presidente da Associação Nacional de Criadores (ANC) Herd-Book Collares, entidade responsável pelo registro das melhorias genéticas em bovinos. Presidente mais jovem em 100 anos de registros, Ignacio Tellechea assume aos 29 anos e ficará à frente da ANC até 2017.

Sucesso

A Guatambu Estância do Vinho, vinícola de Dom Pedrito, na Campanha, encerrará 2015 com aumento de 175% no faturamento, em relação às vendas de 2014. Um dos grandes motivos, segundo o proprietário da vinícola, Valter José Pötter, está diretamente ligado ao salto de qualidade da linha de espumantes, através das excepcionais safras das uvas brancas do triênio 2013/2014/2015. "A qualidade se reflete nos expressivos prêmios que recebemos e no aumento das vendas", declarou.

Ética

O Sinduscon-RS será palco do lançamento nacional do projeto da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) Ética e Compliance na Construção, durante almoço, às 12h30min, segunda-feira, em sua sede, em Porto Alegre. Segundo a vice-presidente do sindicato, Sandra Axelrud, coordenadora do projeto no Estado, o setor registra níveis crescentes de conscientização com relação ao tema, havendo grande número de empresas que já contam com programas de compliance. "O projeto está sendo implantado pela Cbic como reafirmação do engajamento do setor no processo de retomada do crescimento com padrões de ética e de conformidade frente à atual crise institucional do País", afirma.

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

 

Fonte : Jornal do Comércio