DANILO UCHA – Hoteleiros confiam na vinda de argentinos

Manuel Suarez, presidente do Sindihotel, comemora vinda de turistas do Mercosul

Manuel Suarez, presidente do Sindihotel, comemora vinda de turistas do Mercosul

Talvez não seja uma invasão como nos tempos do "da-me dos" os argentinos chegavam nas lojas brasileiras e compravam tudo dobrado, de dois sanduíches a dois televisores , mas o setor de hotelaria e turismo está prevendo um bom movimento de hermanos (argentinos, uruguaios e paraguaios) neste verão, conforme Manuel Suarez, presidente do Sindicato Intermunicipal de Hotelaria do Rio Grande do Sul. Adão Ramos, do hotel Alegrete, da mesma cidade, já tem 50% das reservas de janeiro feitas por argentinos. Mauricio Michaelsen, do hotel Vera Cruz, em Ijuí, registra 30% de aumento na pesquisa de preços feita pelos portenhos, e Daniel Fares, do Fares Turis Hotel, de Uruguaiana, registrou aumento de 15% nas reservas para janeiro. O real desvalorizado, a variedade do comércio brasileiro, o clima e as belezas naturais é que atraem os vizinhos.

San Marino

A concessionária Fiat San Marino, no ano em que comemora 30 anos, recebeu duas homenagens. Uma da Federasul e outra da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Viamão.

Ferramentas Gerais

A Ferramentas Gerais, maior distribuidora de suprimentos industriais do Brasil, tem novo presidente: Márcio Ramos, 55 anos, assumiu a posição, antes ocupada por Jorge Logemann. A mudança é uma decisão da família Logemann e do Conselho de Administração da empresa, cujo presidente continua sendo Jorge Logemann, e conta ainda com Eduardo Logemann e outros dois conselheiros externos, Renan Bergmann e Peter Estermann.

Fórum de presidente

Presidentes das Associações Comerciais de todas as regiões do Rio Grande do Sul vão estar reunidos, em Porto Alegre, para o Fórum dos Presidentes. O evento será promovido pela Federasul, amanhã, a partir das 14h.

Doce Natal

O Boulevard Assis Brasil iniciou a promoção Doce Natal, que sorteará um vale-compras, em formato de cartão de débito, no valor de R$ 10 mil. Para concorrer, basta o cliente trocar R$ 250,00 em notas fiscais por um cupom. Os participantes serão presenteados com um panetone Gotas de Chocolate da Cacau Show.

São Vendelino

Depois de cinco anos de tramitação, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu licença para instalação de um distrito industrial em São Vendelino, no Vale do Rio Caí. A prefeitura já está montando a infraestrutura, mas ainda há 12 protocolos de pedidos de áreas por empresas que pretendem investir no local.

Ibravin

O enólogo Dirceu Scottá foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o biênio 2016/2017. Scottá é presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e foi indicado pelas entidades representativas da indústria vinícola. O presidente da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), Oscar Ló, foi eleito vice-presidente.

ICMS

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul deu sentença favorável a uma empresa de móveis de Flores da Cunha, reconhecendo o direito de excluir da base de cálculo da contribuição previdenciária incidente sobre a receita bruta os valores relativos ao ICMS. A decisão foi do juiz federal substituto Fernando Tonding Etges em ação movida pelo advogado Laury Koch.

Dívidas

Uma iniciativa inédita do Sebrae/RS, dirigido por Derly Fialho: vai realizar evento totalmente por meio digital amanhã, a partir das 19h. Será um seminário on-line sobre renegociação de dívidas, com três palestras sobre o tema, com o objetivo de auxiliar empresários a manter o equilíbrio financeiro de seus negócios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas apenas por empresas, utilizando o CNPJ, no link http://bzz.ms/1Gge.

GILMAR LUÍS/JC

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio