DANILO UCHA – Flexibilização das leis

Miguel Rossetto, ministro do Trabalho e Previdência Social em defesa do emprego

A crise do desemprego é tão grave que o atual governo, sempre muito cioso do cumprimento das leis trabalhistas e contrário às reivindicações dos empresários para flexibilização da CLT, passou a defender intensamente o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), criado, no início de novembro, pela presidente Dilma Rousseff. O programa nada mais é do que permitir a diminuição da jornada de trabalho, com consequente diminuição do salário, algo até pouco considerado demoníaco pelos líderes sindicais brasileiros e pelo próprio governo. A diminuição pode ser feita desde que se mantenha o trabalhador empregado. O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, cuja carreira começou como líder sindical dos trabalhadores no setor petroquímico do Rio Grande do Sul (Sindipolo), transformou-se em um defensor do PPE, uma respeitável evolução ideológica. Ele comemorou, por exemplo, que três empresas gaúchas já adotaram o programa KLL Equipamentos, John Deere e Parks Comunicações Digitais e, com isso, preservaram 1.274 empregos. Só para dar uma ideia do desemprego, a construção civil, setor que mais emprega, perdeu 508,2 mil postos de trabalho nos últimos 12 meses.

Equilibristas

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-RS) entregará na quinta-feira, às 12h, no hotel Plaza São Rafael, os Prêmios O Equilibrista. O diretor financeiro e de relações com investidores da Grendene S.A., Francisco Olinto Velo Schmitt, é o Executivo de Finanças do Ano. Gerson Luis Müller, diretor-superintendente da Vibra Agroindustrial S.A., João Francisco Sanchez Tavares, diretor executivo de Administração e Financas do Banco Cooperativo Sicredi, e Jorge Tonetto, secretário municipal da Fazenda de Porto Alegre, serão agraciados como destaques de 2015.

Reeleição

Benito Metalúrgico foi reeleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Rio Grande e São José do Norte. O ponto principal de sua plataforma é a continuidade do polo naval.

Salários

É grande a expectativa sobre o piso salarial dos professores para 2016. A legislação aponta reajuste de 11,36%, mas estados e municípios querem 10,32%/10,40%. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação quer 15%. Governadores e a União dos Dirigentes Municipais de Educação defendem 10,12%. A decisão sai ainda em dezembro.

Mountain Dew

A PepsiCo começou a distribuir, em Porto Alegre, seu refrigerante Mountain Dew. Para marcar a data, reformou a Praça do IAPI, onde realizou campeonato de skate.

Santo Antônio

A história de 80 anos do restaurante Santo Antônio, um dos estabelecimentos mais queridos de Porto Alegre, virou livro. Fundado por uma italiana no ano de 1935, até hoje mantém as tradições sendo ponto de encontro para famílias que lotam suas mesas para saborear a comida farta e bem preparada. O lançamento do livro será amanhã, às 18h, na Casa Destemperados.

SuperCooler

Depois de atingirem o faturamento de R$ 500 mil com o lançamento do SuperCooler, dispositivo que resfria latas de cerveja em até dois minutos, o trio de empreendedores Rafael Schiavoni, Ricardo Gazzola e Gustavo Moraes fechou parceria com as Lojas Becker, uma das maiores redes varejistas do Sul do Brasil, com mais de 300 lojas espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. De acordo com Schiavoni, a previsão é crescer 200% em 3 meses.

Mais caro

Entrou em vigor o novo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para vinho, espumante, cachaça, uísque e demais bebidas quentes. Pode resultar em reajustes entre 6% e 25% no preço dos vinhos para o consumidor. Produtores alertam que a cobrança pode levar a aumento da informalidade e queda na arrecadação. Na cachaça, a alta pode chegar a 30%.

Ações

Ainda dá para fazer bons negócios com ações neste ano. A Citi Corretora elaborou sua seleção de investimentos para dezembro e indicou Ambev, Itaú-Unibanco, Valid, Raia Drogasil, Embraer, Cetip, BRF, Klabin, Cosan e Cielo. A ação da Ambev, por exemplo, que está custando R$ 24,00, pode dar um retorno total de 34%. Mas, não esqueça, comprar ação sempre tem risco.

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio