DANILO UCHA – Fecomércio-RS fará nova sede mesmo com a crise

Maquete do futuro complexo da Fecomércio-RS, no bairro Anchieta
O ano foi difícil e as previsões para a economia do País em 2016 são ruins. Mas a crise não impedirá a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) de construir sua nova sede na rua Fernando Ferrari, no bairro Anchieta, em Porto Alegre. O terreno de 20 hectares, junto à rodovia BR-290 norte (freeway), receberá 150 mil metros quadrados de área construída do novo complexo. "A crise não vai interferir, pois temos o dinheiro (R$ 350 milhões) guardado há muitos anos. Planejamos isso há mais de 15 anos", informa o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. "Levamos três anos para conseguir a licença na prefeitura, lançamos dois editais Fizemos duas licitações, tentamos baixar o preço do empreendimento. Mas cancelamos ambas, pois constatamos que teria aditivos e não queremos isso. Esperamos lançar a terceira licitação em janeiro de 2016 e, até a metade do ano que vem, iniciar a construção. Em 30 meses se conclui a obra do prédio, que será um condomínio da Fecomércio-RS, Sesc e Senac."
Para Miami

Os melhores investimentos em Miami serão apresentados no dia 8, às 19h, no Audi Center (avenida Sertório, 1.441), pelo Grupo Camila Terra. Participarão representantes do Citibank de Miami e do Grupo Exclusive. Como transferir dinheiro para os Estados Unidos, impactos e cuidados fiscais sobre as linhas de créditos para estrangeiros e a possibilidade de legalização são alguns dos temas em debate.
Soja

O preço da soja teve uma queda de 40% no mercado internacional entre maio e setembro de 2015. Mas o produtor foi compensado pelo aumento do dólar, segundo o economista Anderson Helpa, da Ocepar.
Aço

Confirma-se informação que a coluna deu em primeira mão. O governo federal criou um grupo de trabalho para analisar a elevação do imposto de importação sobre o aço. Se isso ocorrer, haverá aumento do preço do produto.
Feovinos

Amanhã, sábado e domingo acontecerá a nona edição da feira de ovinos de Unistalda. É um balcão de negócios para o produtor rural com remates, comércio de produtos rurais, praça de alimentação voltada à agricultura familiar com a feira do produtor rural. Na edição anterior, em 2014, foram 82% dos ovinos comercializados e ainda dois tratores. Haverá show de Miguel Marques, com apoio da Cooperativa Sicredi. A feira será no complexo agropecuário João Alcides Martins, localizado às margens da BR-287.
Sindicalismo

A Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL) realizará, quinta e sexta-feira, em Porto Alegre, o fórum Sindicalismo, Política e Cidadania, no Porto Alegre Quality Hotel. Segundo o presidente da CNPL, o gaúcho Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, os temas foram definidos em função do atual momento crítico que o País atravessa, com o objetivo de capacitar os dirigentes sindicais para que possam representar os profissionais liberais com eficiência, transparência e dignidade.
Seguro rural

As seguradoras vão começar as cobranças aos produtores que não tiveram acesso à subvenção do seguro rural depois do corte do recurso pelo governo federal. De acordo com o diretor da Tovese Corretora de Seguros, Otavio Simch, as seguradoras terão que repassar este encargo aos agricultores. Dos
R$ 668 milhões anunciados inclusive durante a cerimônia do Plano Agrícola e Pecuário, parte do valor foi utilizado para cobrir o rombo do período anterior. "Um grupo grande de produtores foi beneficiado pela subvenção do ministério, mas outro grupo de produtores não vai receber a sua parte", diz Simch.
Celulose

O presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, escancarou ontem seu sonho de fazer uma nova planta industrial no Rio Grande do Sul. E o que impede esse sonho não é a crise, mas a restrição para a aquisição de terras por estrangeiros. Se a chilena CMPC tivesse a autorização para adquirir as terras necessárias, faria uma nova fábrica de celulose. Com crise ou sem crise.

FECOMÉRCIO-RS/DIVULGAÇÃO/JC

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio