DANILO UCHA | Falta mais reação da sociedade

Falta mais reação da sociedade

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC

Biedermann, ex-presidente da Federasul, é crítico das entidades de classe

Biedermann, ex-presidente da Federasul, é crítico das entidades de classe

O empresário Anton Karl Biedermann deixou, há uma semana, a presidência do Conselho Superior da Federasul e da Associação Comercial de Porto Alegre, entidades das quais também foi presidente, mas continua atento ao cenário nacional, principalmente ao desenvolvimento da economia, o que fez a vida toda, não só como líder empresarial, mas também como diretor de empresa de auditoria. Como outros empresários de forte atuação na defesa do desenvolvimento econômico e social do País, Biedermann se diz “decepcionado com a falta de reação da sociedade brasileira diante do que está acontecendo”. As próprias entidades de classe, segundo ele, parecem estar todas com o governo e algumas chegam a ter seus dirigentes como ministros. “Assim, como uma entidade de classe vai se posicionar?”, pergunta. Biedermann concorda com outros grandes empresários que dizem que o Brasil não vive numa democracia e, sim, numa submissão ao poder, pois, aqui, “numa canetada, o governo destrói um grupo econômico que o critique, por maior que seja”. Biedermann está com 90 anos e atuante, pois é campeão mundial master de natação.

Ameaça

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, fez uma clara ameaça ao governo federal no caso do aumento de impostos. “Quem liga as máquinas também sabe desligá-las”, avisou Skaf, explicando que a indústria vai ter tolerância zero com aumento de impostos para compensar o excesso de gastos do governo. Será?

CEEE

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) mandou nota dizendo que o prazo para a liberação de projetos elétricos é de, no máximo, 30 dias, e que, em Porto Alegre e Rio Grande, o tempo médio é de 10 dias. A empresa se manifestou para contestar denúncia de demora feita pelos construtores de Rio Grande, publicada nesta coluna dia 22 de maio. Acontece que o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Rio Grande, Jorge Bandeira, voltou a dizer que “a demora na liberação de processos de licenciamentos nos órgãos públicos, como prefeitura, CEEE, bombeiros e outros, permanece prejudicando empreendedores e também as pessoas que pretendem construir suas casas”. A CEEE vai ter que se entender com Jorge Bandeira.

Abastecimento mundial

O Agrimark Brasil reunirá, sexta-feira, em Porto Alegre, secretários do Ministério da Agricultura e do Meio Ambiente, representante da FAO/ONU no Brasil e lideranças do agronegócio para debater o abastecimento mundial de alimentos e a segurança alimentar. Promovido pelo Instituto de Educação do Agronegócio, o encontro começará às 13h30min, na Federasul, com entrada franca. Está prevista abertura pelo governador José Ivo Sartori (PMDB).

Excelência

O hotel Sheraton Porto Alegre recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Certificado de Excelência do TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. A certificação é resultado da avaliação de viajantes que usam o hotel.

San Pelegrino

Está prevista para o final do ano a conclusão das obras de ampliação do Shopping San Pelegrino, em Caxias do Sul. A execução é da Allgayer Engenharia.

NFC-e

A partir de 1 de junho começará a obrigatoriedade da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e), no Rio Grande do Sul, para os contribuintes com faturamento anual superior a R$ 7,2 milhões. O novo sistema vem sendo colocado em prática desde setembro de 2014.

Andaimes

Especializada em projetos, locações e montagens, a Andaime adquiriu mais três elevadores de cremalheira com capacidade de 1,5 mil quilos para passageiros ou carga. Agora a empresa dispõe de 15 unidades para locação para as indústrias da construção civil, naval, petróleo, petroquímica, papel e celulose.

O Dia

  • O Instituto Latino-Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável realizará encontro sobre os desafios da infraestrutura do Estado, com o secretário estadual de Transportes e Mobilidade, deputado Pedro Westphalen, e o secretário estadual de Minas e Energia, deputado Lucas Redecker, às 8h30min, no Sheraton Hotel.
  • A Caixa Econômica Federal promoverá leilão virtual de 6 mil lotes de joias. Catálogo e detalhes em www.caixa.gov.br/vitrinedejoias.
  • Daniel Santoro, sócio do Grupo DaDo Bier, voltou de Chicago, nos EUA. Participou de eventos do setor de food service: o Beverage Alcohol for Restaurants (BAR) e o NRA Show 2015 – The International Foodservice Marketplace.
  • Sociedade de Engenharia-RS realizará o café da manhã Bom Dia Engenharia sobre o panorama da energia eólica no Estado, às 9h, na travessa Acylino de Carvalho, 33 – 8º andar.
  • O presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, coordenará mais uma edição do projeto Giro pelo Rio Grande, em Jaguarão, sobre a reforma tributária.
  • O Moinhos Shopping vai receber, no HSBC Brasil, o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente.
  • Nelson Eggers, presidente da Fruki, participará do IV Seminário de Gestão e Contabilidade da Ulbra, no campus de Cachoeira do Sul.
  • A desembargadora Maria Aracy Menezes da Costa falará sobre execução de alimentos e o novo CPC, às 12h, no Iargs.
  • APL Automação e Controle, gerido pela Abinee, reunirá empresários, às 15h, no Tecnopuc, sobre o plano de desenvolvimento e os projetos em andamento.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 26/05/2015