.........

DANILO UCHA – Custos para trazer animais à Expointer

.........

Preocupação de expositores é com gastos para manter animais na feira

Preocupação de expositores é com gastos para manter animais na feira

Três constatações na Expointer deste ano: menos animais, alguns tradicionais expositores não vieram e os animais estão chegando mais tarde em Esteio. A explicação está nos custos cada vez maiores para trazer animais — inscrição, transporte, mão de obra, hospedagem dos peões —, na crise econômica e num velho problema discutido há anos, o estresse dos animais pela longa duração da feira. Ruy Gessinger, que trouxe de Unistalda apenas dois ovinos Ile de France, diz que “os expositores esperaram para os últimos dias, por causa do estresse e das despesas, e consta que o número de animais será menor que no ano passado”.

Hereford e Braford

O melhor da genética das raças Hereford e Braford será ofertado no leilão Elite HB, promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), dia 1 de setembro, às 20h, na Expointer. Serão apresentados embriões e prenhezes de nove criatórios, totalizando 21 lotes, conforme o rematador Trajano Silva.

Dorper

As raças ovinas Dorper e White Dorper terão um número recorde de inscritos na Expointer 2015. Participarão 26 exemplares Dorper, de quatro criatórios do Paraná e do Rio Grande do Sul, além de outros 82 ovinos White Dorper, de 11 criatórios de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Fepagro na Expointer

A Casa da Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária) no Parque Assis Brasil vai ter extensa programação: demonstrações de laboratórios, lançamentos de livros, ciclos de palestras. Painéis e exposições mostrarão os resultados das pesquisas e haverá até previsão das condições climáticas em tempo real, bem como demonstrações com abelhas sem ferrão.

Uruguai

Como faz todos os anos, o Uruguai está montando um belo estande na 34ª Expointer, que começará dia 29, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Entre os expositores deste ano, além dos tradicionais queijos, vinhos e artefatos de lã, haverá o azeite Don Eládio, produzido nas serras de Rocha.

Zebu

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Claudio Paranhos, foi nomeado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, para assumir a presidência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina.

Realismo

O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, manteve uma linha de reivindicações em seu discurso de abertura da Expoagas ontem na Fiergs. Aos que afirmam que o Brasil é o segundo país mais pessimista do mundo, disse que “não é pessimismo, é realismo”.

Câncer

O Instituto do Câncer Infantil está realizando, junto com o McDonald’s, a maior campanha de arrecadação de recursos para combate ao câncer infantojuvenil. O coroamento será dia 29, com o McDia Feliz, mas já podem ser adquiridos os tíquetes
(R$ 13,50) para serem trocados, no dia, pelo sanduíche Big Mac. O dinheiro auxiliará 72 projetos de 58 instituições em todo o País.

Painel Econômico
DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio