.........

DANILO UCHA: Crítica à demora nas licenças ambientais

.........

Crítica à demora nas licenças ambientais

JONATHAN HECKLER/JC

Marcino Fernandes Rodrigues preside o Ilades

Marcino Fernandes Rodrigues preside o Ilades

O cumprimento dos prazos estipulados em lei na aprovação dos empreendimentos pelos órgãos ambientais, como a Fepam, foi defendido, ontem, pelo presidente do Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades), Marcino Fernandes Rodrigues, durante encontro que a entidade promoveu em parceria com o CIEE, em Porto Alegre. “Não se pode admitir que as liberações sejam retardadas por prazo muitas vezes indefinido, o que prejudica os empreendedores e até faz que os investimentos sejam perdidos para outros estados”, afirmou. Reconheceu que o problema, em parte, se deve à falta de estrutura, porque as dotações orçamentárias dos órgãos licenciadores são diminutas. O evento constou de exposições a cargo do promotor de Justiça Alexandre Saltz, secretário-geral do Ministério Público Estadual/Promotoria Especializada em Meio Ambiente, e do economista e professor da Unisinos, Igor Morais.Leia mais

Bom futuro da Pla

A Pla, empresa especializada na fabricação de pulverizadores, em Canoas, que até agora só fez ensaios de exportação, poderá ter um grande futuro também no mercado externo. O Fundo Pampa Capital, que administra o grupo multinacional, está abrindo unidades nos Estados Unidos e no Leste Europeu (Russia e Ucrânia) para exportar máquinas e equipamentos. A informação é de Renato Silva, diretor de Vendas e de Marketing da Pla, ao fazer apresentação sobre o desempenho da empresa em 2014 e suas perspectivas. No mercado interno, também espera crescer, passando dos 4% do mercado que tem hoje para 7% em 2016. Além de lançar mais dois pulverizadores para atender o mercado das pequenas propriedades, vai aumentar sua rede de distribuidores de 43 para 80 unidades, segundo Tomás Lorenzzon, gerente de Marketing e Produtos.

Termolar

A Termolar, empresa de soluções para conservação térmica, instalada no bairro Cristal, em Porto Alegre, está lançando duas novas garrafas térmicas. A R-Evolution, com design sofisticado, elegante e funcional, tem resistência, praticidade e durabilidade; a isotérmica Mine tem revestimento interior com espuma de alto desempenho para conservação de líquidos frios e bocal amplo para colocação de gelo. A empresa é grande empregadora, com capacidade de 800 funcionários.

Seguros

Bradesco Seguros mantém liderança em seguros de automóvel no Rio Grande do Sul, com 27,8% de expansão entre janeiro e setembro, totalizando R$ 273 milhões em prêmios. O resultado manteve o Grupo Segurador na liderança do mercado local, com 17,7% de market share, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Zaituna

Porto Alegre ganhou novo restaurante de comida árabe. O Zaituna, nome da oliveira em árabe, abriu na alameda Major Francisco Barcelos, 50, ao lado da Praça Japão, e oferece comidas originárias da Palestina, Líbano, Síria, Jordânia e Iraque. Funciona de terça-feira a sábado.

Turismo

Para participar do mercado turístico e obter todos os benefícios econômico-financeiros que oferece, uma cidade deve reconhecer seus pontos fortes e fracos e determinar as estratégias, táticas e operações para captar visitantes, turistas e investidores. O ponto de vista foi defendido, ontem, no encontro de hotelaria do Sul, no Plaza São Rafael, pelo economista e diretor do hotel Abdon Barretto Filho, explicando o uso da City Marketing em projetos criativos e inovadores em turismo em Porto Alegre.

Cinco estrelas

Punta del Este, no Uruguai, ganhou novo hotel cinco estrelas. O Grand Hotel será apresentado, em Porto Alegre, pelo Consulado Geral do Uruguai, às 19h do dia 9, na Associação Leopoldina Juvenil.

Braford

Uma expressiva comitiva brasileira está sendo organizada para participar no Congresso Mundial Braford, entre os dias 15 e 18 de março de 2015, na África do Sul. A Associação Brasileira de Hereford e Braford e o projeto Brazilian Hereford e Braford estão montando pacotes especiais de viagens.

Sinepe

O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe) celebrou ontem 66 anos e entregou prêmios de comunicação, responsabilidade social e inovação em educação a instituições.

Zona Rural

Depois de 15 anos, Porto Alegre pode voltar a ter uma Zona Rural. Projeto de lei já tramita na Câmara Municipal – a audiência pública é na próxima quarta-feira. O tema interessa, sobretudo, aos produtores rurais da Capital.

O Dia

  • Hoje, posses das diretorias do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Sociedade de Veterinária-RS,  Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais e Delegacia Sindical dos Fiscais Federais Agropecuários.
  • A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha promoverá, às 8h45min, encontro sobre o papel dos herdeiros.
  • A Geral Investimentos realizará palestra sobre oportunidades de investimento em 2015, às 18h30min, no Amcham Business Center (avenida  Dom Pedro II, 861.
  • Abertura do Natal Iluminado da Praça Otávio Rocha, às 20h, no Centro de Porto Alegre, com bandas de música. Promoção da prefeitura de Porto Alegre, CDL Poa, SindPoa – Sindicato da Hotelaria e Sindilojas.
  • Jantar de fim de ano da Câmara Brasil-Alemanha-RS, às 19h30min, no Clube Veleiros do Sul, avenida Guaiba, 2.941.
  • Secretaria Municipal de Turismo lança o Linha Turismo Iluminado, viagem de ônibus pelos pontos iluminados para o Natal em Porto Alegre, às 19h, com saída da Travessa do Carmo, 84.
  • A Federasul e a Assembleia Legislativa premiarão Líderes & Vencedores, às 19h30min, no Palácio Farroupilha, entre eles Carlos Sost, presidente do Grupo K1.
  • A Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre fará confraternização de fim de ano, às 20h30min, no Dado Bier (Shopping Bourbon Country).
  • A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS) empossará diretoria e entregará o prêmio Mérito Lojista, às 20h, no hotel Plaza São Rafael.
  • Festa de fim de ano do setor gaúcho do turismo, às 23h, no Marquês Gril, na avenida Carlos Gomes, 1.249.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 04/12/2014