.........

DANILO UCHA – Boa expectativa de venda para cavalos crioulos

.........

Descendentes de Macanudo do Itapororó estarão no leilão

Descendentes de Macanudo do Itapororó estarão no leilão

Os criadores de cavalos crioulos estão com grandes expectativas sobre bons negócios na Expointer 2015 e já começaram os leilões, mesmo antes da abertura da feira, que será sábado. Um dos leilões mais esperados é o da Estância Vendramin, hoje, às 21h, no Tatersal da raça, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Aldo Vendramin, proprietário da fazenda, tem 10 anos de criação extensiva de cavalos crioulos com foco em melhoramento genético, cujos resultados têm sido compensados não só pelo grande número de prêmios conquistados por seus animais (grandes campeões e grandes campeãs na Expointer e em outros eventos, inclusive na Argentina), mas, principalmente, pelo mercado conquistado. Não faltam compradores. “Tivemos uma evolução de sangue e genética aprimorados ao longo desses anos, com muito trabalho, aprendizado e conhecimento. Procuramos ser não só criadores, mas sim selecionadores de genética”, diz Vendramin. Ele chama de obras-primas os animais que estarão, hoje, no Tatersal, “a qualidade predomina, e os mais refinados critérios foram utilizados para pinçar estas éguas da manada”. O leilão deste ano é em homenagem in memorian a Macanudo do Itapororó, que deixou mais de 200 filhos na estância, muitos deles campeões.

Expointer dedutível

Uma dica para os produtores rurais que reclamam das despesas com a Expointer. O especialista em assuntos fiscais do campo Feliciano Almeida Neto, da Affectum, informa que são dedutíveis do imposto de renda as despesas com as feiras, mas não é fácil usar o direito, porque a Receita Federal exige consulta e não deixa muito claro o tipo de despesa dedutível. Quem tem muito gasto e um bom contador deve tentar.

Hidrovias

O uso das hidrovias gaúchas está sendo discutido de forma intensiva. Vamos ver, se agora, elas funcionam. Na Sociedade de Engenharia, haverá, hoje, grande debate sobre os parques hidroviários; na Assembleia Legislativa, amanhã, o superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, participará de reunião da Subcomissão de Transporte Hidroviário de Passageiros, sugerida pelo deputado estadual Pedro Ruas (P-Sol) para implantar tal transporte nos rios e lagos gaúchos.

Maior produtor

O município de Flores da Cunha é o maior produtor de vinhos da safra 2015. Levantamento da Associação Gaúcha de Vinicultores mostra que Flores da Cunha produziu 89.532.894 litros, contra 35.701.199 litros de Bento Gonçalves; 28.683.052 litros de Farroupilha; 21.828.658 litros de São Marcos e 15.816.611 litros de Caxias do Sul. Na região da Campanha, a maior produção é de Santana do Livramento: 2.412.200 litros.

Mais perdas

No pacote de projetos do ajuste fiscal enviado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) à Assembleia Legislativa, além do aumento do ICMS também há a proposta de diminuir em 30% o volume de benefícios fiscais do ICMS. De acordo com Rafael Nichele, presidente do Instituto de Estudos Tributários, com isso, o Estado perderá mais empresas. Só no setor lácteo, prevê prejuízo de R$ 228 milhões.

Elanco

A Elanco, fabricante global de produtos farmacêuticos para animais, participará, pela primeira vez, da Expointer. A companhia adquiriu, no começo de 2015, a Novartis Saúde Animal, tornando-se uma das maiores do mundo no segmento. Uma das novidades que promete é “o novo conceito sobre os 90 Dias Vitais da Vaca de Leite”.

Painel Econômico
DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio