.........

DANILO UCHA: Arroz | Sustentabilidade

.........

Experiência em governança corporativa

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC

Lires Bilibio

Lires Bilibio

A governança corporativa, um dos instrumentos básicos da gestão e administração modernas das empresas, contribui não só para o desenvolvimento e crescimento do negócio, mas, principalmente, reduz ou elimina os conflitos de interesse, aumentando a eficiência. Este será o tema da administradora de empresas Lires Bilibio, presidente do Conselho de Administração da Medabil, uma das maiores empresas de estruturas metálicas do País, em reunião da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, dia 9, naquela cidade. Ela debaterá com os empresários e executivos locais. Também pós-graduada em marketing e gestão de empresas, Lires trabalha na Medabil há 25 anos, desde os tempos de seu pai, Attilio Bilibio, fundador da empresa, tendo ocupado o cargo de vice-presidente corporativo. É membro do Conselho de Família, Conselho de Sócios, presidente do Family Office e vice-presidente do Instituto Attilio Bilibio. Atua ainda no Conselho da Junior Achievement RS e como conselheira independente de empresa do ramo de varejo.

Três desafios

O cenário econômico mundial enfrenta três principais fatores de risco/dúvidas: a retração cada vez maior do crescimento da China (previsão de 4% a 6,5% em 2015), a possível retirada de estímulos dada à economia dos EUA após a crise de 2008 e a permanência da Europa na UTI, com uma recuperação bem mais lenta que a dos EUA. A opinião é de Gustavo Loyola, economista e presidente do Banco Central do Brasil em duas ocasiões, no encontro de fim de ano da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis, em São Paulo. Previu crescimento de 3,7% da economia global e de 2% no Brasil.

Transparência fiscal

Transparência Fiscal – Lei Complementar nº 12.741/2012 é uma cartilha editada em conjunto pela Federasul, Agas, Ministério Público-RS, Procon/RS, Fecomércio, Sescon e Sebrae para esclarecer o consumidor sobre os impostos embutidos nos preços. Será lançado, nesta sexta-feira, no Ministério Público do RS, 14º andar da torre norte.

Mapa do emprego

No Rio Grande do Sul, os estabelecimentos ligados ao setor de alimentação (75%) são os que possuem maior participação no regime tributário Simples. O setor de serviços financeiros, por sua vez, é o que apresenta menor participação, com apenas 0,1%. Essa é apenas uma das peculiaridades da 4ª edição do Mapa do Emprego – O perfil do Setor Terciário Privado, que será divulgado pela Fecomércio-RS dia 10 de dezembro.

Sustentabilidade

O Sindiatacadistas, que congrega sete sindicatos do comércio atacadista gaúcho, está criando o seu Conselho de Sustentabilidade, para reforçar o engajamento na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O setor congrega 13 mil empresas e gera 120 mil postos de trabalho, no Rio Grande do Sul.

Arroz

As exportações de arroz do Estado superaram as importações pelo quarto ano consecutivo em 210 mil toneladas. As informações são da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica, com base em dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Melhores

A cachaça Weber Haus Amburana, elaborada em Ivoti, está entre as melhores do Desafio Top Mundial da Cachaça. A competição foi em Fortaleza, e 27 jurados avaliaram às cegas os concorrentes. A cachaça gaúcha ficou na terceira posição.

Contra Kátia

Há um movimento em vários setores do agronegócio brasileiro contrário à presença da senadora Katia Abreu (PMDB-TO) no Ministério da Agricultura da presidente Dilma Rousseff (PT). O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, que já havia se manifestado contra sua candidatura à presidência da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que ela acabou ganhando, ironizou sobre qual a Kátia que estará no ministério: “A Kátia liberal, defensora da livre iniciativa e opositora do MST? Ou a Kátia dilmista, que engoliu o petrolão e a questão indígena para se tornar ministra de Estado?” Enfim, a confusão é grande.

No Peru

A indústria Marcopolo, de Caxias do Sul, fornecerá 68 ônibus para as principais operadoras de transporte do Peru. Com diferentes configurações, os veículos, dos modelos Viaggio 1050, Paradiso 1200 e Paradiso 1800 DD, serão utilizados em viagens de turismo e em serviços de fretamento.

O Dia

  • O Método DeRose Rio Branco promoverá, sexta-feira, a feira Mercadinho, na rua Ramiro Barcelos, 1.800, com marcas locais: Cangote, Carla Barth, Chocólatras, Folklore, Oferenda e Simba. Entrada franca.
  • O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, estará em Porto Alegre, sexta-feira, para conversar com o governador eleito, com o prefeito e vice da Capital e deputados.
  • Sexta-feira, Trino Polo e Sebrae/RS promoverão a 55ª edição do Bom-dia TI, em Caxias do Sul, com Volnei Flávio Soldatelli, que trabalhou com o explorador Jacques Cousteau.
  • Antonio da Luz, economista da Farsul, fará palestra, sexta-feira, sobre agronegócio 2015, às 19h30min, no parque de exposições de Alegrete, com Fernando Lopa, da ABHB, e Henrique Dornelles, da Federarroz.
  • A Fenavindima 2015, de Flores da Cunha, será lançada sábado, na praça central da cidade, às 19h.
  • A Loja Pandorga comemorará 4 anos, sábado, com balões, chope e docinhos, na rua Miguel Tostes, 897.
  • Sábado, às 9h, na Nova Suzuki, encontro da Confraria Hayabusa. Após café da manhã, partirão do DC Shopping em direção a Bom Princípio para almoço. A confraria reúne 956 motoqueiros.
  • A Lizáli comemorará, sábado, às 10h, seu primeiro ano, na rua Luciana de Abreu, 354, com consultoria de Miréia Borges e Déborah Gatti sobre moda.
  • A 31ª edição do Gastronomade Brasil será sábado na Vinícola Aurora de Pinto Bandeira, às 13h, com comidas da chefe de cozinha Arika Messa.
  • A Hemb realizará ação de final de ano, sábado, a partir das 10h, com feirinha de Natal.
  • Sábado, o chefe do Serviço Médico de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento, Gabriel Grossman, participará do 30º Congresso Uruguayo de Cardiologia, em Montevidéu.
  • A Forever 21 inaugurará, sábado, sua 1ª loja em Porto Alegre, no BarraShoppingSul, às 10h. Os primeiros 500 consumidores receberão brindes.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 05/12/2014