.........

DANILO UCHA: A lã a perigo, novamente

.........

A lã a perigo, novamente

GERIBÁ/DIVULGAÇÃO/JC

Momento oferece mais chance para ovinos-carne

Momento oferece mais chance para ovinos-carne

A ovinocultura gaúcha, que deu claros sinais de recuperação, nos últimos anos, depois da grande crise iniciada na década de 1960, graças à recuperação dos preços da lã e do crescimento da demanda de carne ovina, que entrou na moda, teme os efeitos de uma nova queda nos preços internacionais da lã. O setor de ovinos-carne ainda não é grande o suficiente para manter sozinho o setor em desenvolvimento. A crise se esboça na Austrália, maior produtora de lã, na Europa, maior consumidora, e no Uruguai, que tem sua economia de exportação com base na ovinocultura. O gerador da crise é, novamente, o petróleo, cujos preços caíram, diminuindo os preços dos fios sintéticos e aumentando sua concorrência com a lã. Os europeus, por sua vez, maiores usuários de tecidos de lã, estão passando a usar roupas mais baratas, sem lã. Os uruguaios já dizem que o setor enfrenta o maior desafio de sua história: produzir mais lã com custos menores. Uma das saídas foi produzir lã mais fina (Merino Australiano), mas a Austrália produziu tanto que saturou o mercado. Além do mais, os estoques mundiais de algodão vem crescendo há cinco anos e aumentam a pressão sobre a lã, cujo preço atual é o menor desde 2010. Abre-se, então, mais oportunidade ao ovino-carne.

Sindilat-RS

Alexandre Guerra, diretor Administrativo e Financeiro da Cooperativa da Santa Clara, de Carlos Barbosa, é o novo presidente do Sindilat/RS. Assumirá em 1 de janeiro.

Praia de Belas

Um ano após a abertura da expansão do 3º piso, com 46 novos lojistas, o Praia de Belas comemora o crescimento de 15% no fluxo de clientes e 10% no de veículos. Entre as mais recentes inaugurações estão Quem disse, berenice?, La Victoria, Loucos & Santos e Mr. Cat man & woman. Até o final de dezembro e janeiro estão previstas as aberturas da Sunglasshut Internacional e do Tokio Sushi Lounge. A Coliseu abrirá ainda no primeiro trimestre de 2015.

Sopra

A nova vinícola gaúcha Sopra, de Muitos Capões, nos Campos de Cima da Serra, colocou no mercado seu primeiro espumante, o Sopra Santé Brut 2013. Elaborado pelo método champenoise (segunda fermentação dentro da garrafa), tem 60% de Chardonnay e 40% de Pinot Noir. O enólogo uruguaio Alejandro Cardozo destaca que tem muito frescor e acidez na medida certa, cor amarelo palha, delicado e intenso perlage. A vinícola é da família Varaschin, produtora de frutas na região.

Milho

O consultor Carlos Cogo, da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica, aceitou convite da Klein & Associados para ser o palestrante do 7º Fórum Nacional do Milho. Será no dia 9 de março, às 14h, em Não-Me-Toque (RS), durante a Expodireto/Cotrijal.

Rosé à francesa

Inspirado nos vinhos rosés de Provence, a vinícola Campos de Cima, de Itaqui, lançou o Irene Antonietta 2014, elaborado pelos enólogos franceses Michelle e Anabelle Fabre. Com apenas 1.600 garrafas, está sendo vendido a R$ 39,50, sob encomenda.

Eventos

A gaúcha Ana Cláudia Bitencourt foi empossada como nova presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos. A cerimônia ocorreu, na semana passada, em São Paulo.

Novo endereço

O advogado Paulo Leopoldo Dahmer informa que está em novo endereço – avenida Benjamin Constant, 1.835/307 – e passou a atender ações de recuperação judicial, incorporações, fusões e cisões, inventários e partilhas, divórcios e separações e ações trabalhistas. No caso das empresas em dificuldades, Dahmer diz que é muito importante detectar o momento que separa a recuperação judicial da falência.

Angus

Manter o crescimento da raça em âmbito nacional é o principal desafio apontado pelo novo presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber. Agropecuarista e advogado de Dom Pedrito (RS), assumirá pela segunda vez o posto, na primeira quinzena de janeiro de 2015.

O Dia

  • Comemoração do quinto aniversário do Centro de Convivência do Hospital Santa Rita, da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre.
  • Hoje e amanhã, o Senac-RS Floresta oferecerá ciclo de palestra para comemorar seu primeiro ano de atividades.
  • Apresentação do Gramado Termas Resort & Spa, às 9h, no Sheraton Hotel. Será o primeiro parque termal da cidade, aproveitando fonte recém descoberta.
  • A Gang inaugurará loja em Uruguaiana, na rua Bento Martins, 2.784, às 10h. Já são 40 pontos de venda física no Estado e em Santa Catarina.
  • Audiência pública sobre a extensão da avenida Ipiranga até Viamão, às 9h, na Assembleia Legislativa, com deputados Aldacir Oliboni (PT) e Marcelo Moraes (PTB).
  • Às 9h30min, Vitor Augusto Koch, presidente da FCDL-RS, apresentará o desempenho do setor em 2014 e as perspectivas de vendas no Natal, na rua Dr. Flores, 240, conjunto 21.
  • Entrega do XVI Prêmio de Jornalismo Ministério Público-RS, às 9h30min, na Praça Marechal Deodoro, 110.
  • Lançamento do novo Atlas Eólico-RS, da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento e Eletrosul, às 10h, no Palácio Piratini.
  • A FEE apresentará, às 10h, na rua Duque de Caxias, 1.691, a edição de dezembro da Carta de Conjuntura, com destaque para política argentina de máquinas agrícolas e seus desafios ao Rio Grande.
  • Palestra sobre se sexo faz bem ou mal para o coração, às 12h15min, no Hospital Moinhos de Vento.
  • Outorga da Comenda Porto do Sol ao Opinião Teatro Bar Ltda., proposta pela vereadora Jussara Cony (PCdoB), às 15h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
  • O Banrisul apresentará, às 15h30min, no Salão Nobre, tecnologia inovadora que emite notas fiscais eletrônicas para o consumidor e, ao mesmo tempo, efetua a operação de pagamento com cartões de crédito e débito, cheque ou dinheiro.
  • O Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre analisará o Estudo de Viabilidade Urbanística do futuro Centro Cultural do Samba, que será construído na avenida Padre Cacique. Às 18h, na Sociedade de Engenharia (avenida Cel. Marcos, 63).
  • Jornalista Themis Pereira de Souza Viana autografará o livro Hermes Pereira de Souza, uma voz coerente no Parlamento, que não pode silenciar, às 16h, na livraria Cultura do Bourbon Shopping.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 16/12/2014