.........

DANILO UCHA

.........

Industrial só espera melhoria em 2018

ANA PAULA APRATO/ARQUIVO/JC

André Meyer, da Máquinas Condor

André Meyer, da Máquinas Condor

A indústria metalmecânica do Rio Grande do Sul vive um momento de forte desaceleração de atividades, o que preocupa industriais e trabalhadores. O mercado encolheu muito, as encomendas diminuíram e não se vê perspectivas de retomada no horizonte. O industrial André Meyer da Silva, diretor da Máquinas Condor, de Porto Alegre, que fabrica equipamentos para movimentação de granéis sólidos — correias, correntes transportadoras, elevadores de caçamba, carregadores de navios — diz que a empresa teve que redimensionar a capacidade para “trabalhar ao tamanho do mercado”. O mercado de minério está parado há meses, por questão de preço — a tonelada caiu de US$ 200,00 para US$ 55,00 —, os investimentos foram suspensos ou cancelados, o mercado de cereais se mantém, mas, sozinho, não sustenta a indústria. “Para algumas empresas, a situação é desesperadora”, diz André Meyer, que também é vice-presidente do Sinmetal. O curto prazo é tão desanimador, segundo ele, que só espera melhorias em 2018 “para quem sobreviver”.

Aço

O consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos em abril foi de 2 milhões de toneladas, totalizando 8,1 milhões de toneladas no período de janeiro a abril de 2015, o que significa queda de 8,5% e 4,2%, respectivamente, em relação aos mesmos períodos do ano anterior. Mas a produção de aço nos quatro primeiros meses totalizou 11,3 milhões de toneladas, aumento de 1,6% sobre o mesmo período de 2014. A situação do setor será analisada na 26ª edição do Congresso Brasileiro do Aço & ExpoAço 2015, em São Paulo, de 12 a 14 de julho, promoção do Instituto Aço Brasil. A maior presença da China no País também será discutida.

Exposupermercado

A Exposupermercado, que realizou a edição da Capital com grande sucesso, há duas semanas, agora irá para Novo Hamburgo e Passo Fundo. Nos dias 15 e 16 de setembro, será na Fenac, em NH; dias 20 e 21 de outubro, no centro de eventos Igai, em Passo Fundo.

Da serra ao mar
Estão sendo colocados os primeiros tijolos do décimo primeiro restaurante Casa DiPaolo e o primeiro fora do Rio Grande do Sul. No complexo das lojas Flamingo, na BR-101, entre Itapema e Camboriú (SC). Deverá ser inaugurado em novembro deste ano. O Casa DiPaolo serve a típica culinária italiana-gaúcha desde 1994, presente hoje em Garibaldi, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado, Porto Alegre e, em breve, Santa Maria.

Como cercar

A Gerdau lançou, com exclusividade para o mercado brasileiro, dois novos aplicativos para facilitar a rotina dos consumidores: Gerdau Catálogo de Cercas e Gerdau Catálogo de Produtos. Os dois aplicativos já estão disponíveis, gratuitamente, para plataformas Android e iOS e poderão ser usados em tablets e smartphones. O primeiro indica a quantidade exata de produtos que o cliente precisará para montar sua cerca, com base na metragem e nas características do terreno.

Mudança inconstitucional

A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) manifestou-se contrária à emenda 56 do projeto do Novo Código Comercial (CC), que está em debate na Câmara dos Deputados. A proposta traz para o CC o Livro do Direito Marítimo e insere na estrutura jurídica brasileira o princípio da limitação de responsabilidade do transportador em caso de avaria e abranda o dever de reparação integral. De acordo com a emenda, se um navio danificar um cais ou equipamento do porto, não ficará obrigado a ressarcir o dano integralmente. Os impactos da emenda, segundo a ABTP, serão o aumento dos seguros, dos fretes e custos portuários, se refletindo no Custo Brasil e na competitividade dos produtos brasileiros no exterior. A entidade considera a proposta inconstitucional.

Risoto

A Stival Alimentos colocou no mercado nacional a Linha Rice Cup, o primeiro risoto instantâneo no País, nos sabores galinha caipira, quatro queijos, carne com legumes, picanha e funghi. Também lançou arroz com feijão (nas versões preto ou carioca). A embalagem em copo térmico evita queimar as mãos. É só acrescentar água fervendo e usar a colher que vem junto. Há quem goste…

Santa Clara

A Cooperativa Santa Clara lançou as Manteigas Primeira Qualidade, com e sem sal, em potes de 200 gramas. As embalagens mantêm as cores dos tabletes (laranja para sem sal e azul para com sal) e trazem praticidade ao consumidor, complementando a linha da cooperativa de Carlos Barbosa.

O Dia

  • A CUT convocou para esta sexta-feira o Dia Nacional de Paralisação e Protesto para pressionar deputados federais e senadores a não votarem contra os trabalhadores.
  • A curadora de arte contemporânea e novas mídias Daniela Bousso fará encontros, sexta-feira e sábado, sobre arte e dispositivos de transformação, às 9h30min, no Translab e na ESPM-Sul.
  • A Versare Hotéis realizará o II Simpósio sobre qualidade de gestão na hotelaria, com palestra de Trícia Neves, sócia da Mapie Consultoria, sexta-feira, no Porto Alegre Ritter Hotel, Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55, Porto Alegre.
  • Começará nesta sexta-feira, em Machadinho, a 5ª FestChêMate, festa latino-americana do mate, com debates e atrações sobre a indústria do mate. Até a Coca-Cola vai estar lá para falar sobre o futuro do mate como bebida.
  • A veterinária Carla Rodenbusch falará, sexta-feira, sobre controle de qualidade de produtos biológicos, às 15h, na Fepagro, Estrada do Conde, 6.000, Eldorado do Sul.
  • Às 19h, sexta-feira, a Wainer Psicologia Cognitiva realizará orientação profissional sobre como auxiliar seu filho para a escolha do curso superior, com a terapeuta Cintia Benso, na rua Santa Cecília 1.556.
  • Cerimônia de abertura da Fenadoce 2015, sexta-feira, às 19h30min, no Centro de Eventos, em Pelotas.
  • Às 20h, sexta-feira, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, o Musical José Martí em Canto, com canções inéditas de brasileiros, cubanos e uruguaios para poemas do escritor e libertador cubano José Martí. Lançamento do CD. A entrada é franca.
  • O Grupo Mundial estará no 29º Concurso Estadual de Projetos Participativos da Associação Gaúcha para Qualidade, sexta-feira, às 8h, no Centro de Eventos Faurgs, em Gramado.
  • Lançamento do novo livro de Felipe Daiello, As rodas da fortuna, às 17h30min, sábado, na livraria Saraiva do Praia de Belas Shopping.
  • A Vinícola Perini promoverá, sábado, às 14h30min, mais uma edição do Curso de Degustação de Vinhos.

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 29/05/2015