.........

DANILO UCHA

.........

Fortalecimento dos Procons

FREDY VIEIRA/JC

Flávia do Canto, coordenadora do Procon no Rio Grande do Sul

Flávia do Canto, coordenadora do Procon no Rio Grande do Sul

A criação do Código de Defesa do Consumidor e dos organismos de defesa dos consumidores (Procons) foram passos importantes para todos os cidadãos, mas ainda falta muito para que funcionem efetivamente e garantam o respeito que as pessoas merecem em transações comerciais, prestação de serviços e outras questões. Há muita burocracia, dificuldade de atendimento e, principalmente, pouco poder nestas entidades para fazer cumprir as decisões. Por isso, é importante a reunião dos dirigentes de Procons municipais, amanhã, no Procon-RS. Sob coordenação da diretora Flávia do Canto Pereira, serão discutidos tais assuntos e uma maior integração dos órgãos de defesa para fortalecimento de ações conjuntas, inclusive a ação coletiva a favor dos consumidores para coibir práticas abusivas e reincidentes de algumas empresas, as práticas abusivas de operadoras de telefonia, consolidação de ações administrativas e iniciativas conjuntas contra as empresas mais reclamadas. Será lançado o Novo Código de Defesa do Consumidor em Braile, contribuindo para a qualidade do atendimento às pessoas com deficiência visual. O encontro será na sede do Procon-RS, rua Sete de Setembro, 723, das 9h às 18h.

Reclamações na telefonia

Bem apropriada ao debate dos Procons é a informação de Cristiano Diehl Xavier, sócio do escritório Xavier Advogados, sobre o Boletim Sindec que registra que foram mais de 2,5 milhões de reclamações contra empresas de telefonias em 2014. Xavier alerta para que as empresas fidelizem seus clientes com serviços de qualidade e recomenda que as pessoas prejudicadas continuem reclamando. Outro leitor comentou que a Oi não só atende mal, como não atende. Ele precisou ir à loja marcar a visita de um técnico para resolver problema com a internet e, mesmo assim, o técnico não foi. Quando reclamou, a atendente disse que nada havia sido marcado, embora ele tivesse o protocolo de marcação em mãos.

Babel Ka’a

A cerveja gaúcha Babel Ka’a, elaborada com erva-mate, ganhou Medalha de Ouro na South Beer 2015, em Mar del Plata, na Argentina. É uma cerveja de coloração âmbar, espuma pouco volumosa, aroma e sabor pronunciado de erva-mate com notas de lúpulo americano e sutil aroma de malte tipo caramelo.

Show de máquinas

Produtores agrícolas de vários pontos do Rio Grande do Sul estão se dirigindo para Camaquã, onde acontecerá, às 18h, uma grande demonstração de tratores e máquinas para o agronegócio, um verdadeiro show, com os equipamentos sendo mostrados a campo sob luzes, música e efeitos especiais. A iniciativa é da New Holland e reunirá, no Sindicato Rural, tratores da linha TL, T6, T7 e T8, o pulverizador SP2500, a colheitadeira CS e a carregadeira frontal acoplada ao trator TL. O objetivo é mostrar o funcionamento, desempenho e os diferenciais das máquinas com interação do público. Haverá participação de dirigentes do Banco CNH Industrial e da New Holland Construction, que apresentarão opções de negócios diferenciados para os visitantes.

Scalzilli

A advogada Beatriz Regius von Péterffy, que trabalhou na Petroquímica Triunfo, ingressou na Scalzilli.fmv Advogados & Associados. Coordenará a área de projetos estruturados, fusões & aquisições e negócios internacionais do escritório.

Oliveiras

O cultivo de oliveiras cresce tanto que a Fepagro busca parcerias no exterior sobre controle de pragas e doenças. A pesquisadora Vera Wolff, do Laboratório e Museu de Entomologia da Fepagro Sede, participou do 7º Encontro sobre Proteção Integrada de Cultivos de Oliva, da International Organisation for Biological and Integrated Control, na Grécia.

O Dia

  • Hoje, é o Dia Mundial do Hamburguer. Cerca de 30 bares e restaurantes estão oferecendo hambúrgueres especiais em Porto Alegre.
  • A direção do Afocefe Sindicato e Técnicos Tributários da Receita Estadual estarão reunidos, às 10h, com dirigentes do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco e especialistas do mercado fumageiro, em Santa Cruz do Sul.
  • Para debater o Plano Plurianual 2016-2019, o ministro Miguel Rossetto (PT) estará em Porto Alegre, às 8h30min, na Assembleia Legislativa, com o governador em exercício José Paulo Cairoli (PSD).
  • Criação da área de proteção ambiental Delta do Jacuí será debatida, às 9h, na Assembleia Legislativa, com a presença de deputados, mineradores e ambientalistas.
  • Palestra sobre combate às irregularidades trabalhistas na construção civil, às 13h30min, no Sindicato das Indústrias da Construção Civil-RS, rua Augusto Meyer, 146, com o Ministério Público do Trabalho-RS.
  • A prefeitura realizará, às 19h, na Câmara Municipal, audiência pública para debater projeto de lei que institui a atividade gastronomia itinerante – incluindo os food trucks –, o comércio ambulante em veículos.
  • O chefe do Departamento de Emergência e Encaminhamento de Pacientes do Hospital Johns Hopkins, Jim Scheulen, explicará como facilitar o acesso de pacientes ao hospital, no Hospital Moinhos de Vento.
  • O Conselho Regional de Administração-RS promoverá, às 8h30min, palestra do coorganizador da FailCon Brazil, Flávio Steffens, na rua Marcílio Dias, 1.030.
  • O presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Sessegolo, será o palestrante do almoço da ADCE, às 12h, na Igreja da Pompéia, sobre a situação e perspectivas do mercado imobiliário.
  • O ex-governador Germano Rigotto (PMDB) palestrará sobre o atual cenário da tributação no Brasil, em almoço da Associação Comercial e Industrial, na Sociedade Ginástica.
  • A Fundação Escola Superior de Direito Municipal realizará, às 14h, palestra sobre advocacia pública no novo CPC, na rua Siqueira Campos, 1.184/909.
  • STE e Unilasalle debaterão sustentabilidade corporativa, às 14h, na universidade, em Canoas.
  • Homenagem póstuma ao ministro Paulo Brossard de Souza Pinto, às 18h, no Palácio do Ministério Público, Praça Marechal Deodoro da Fonseca, 110, 3º andar.

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 28/05/2015