.........

DANILO UCHA

.........

Comércio e serviços contra aumento de impostos

CLAITON DORNELLES/JC

Presidente da Fecomércio, Bohn elogia concessões à iniciativa privada

Presidente da Fecomércio, Bohn elogia concessões à iniciativa privada

O Sistema Fecomércio-RS, que representa mais de 580 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo, responsáveis por cerca de 1 milhão de empregos formais, elogia a tentativa de ajustes feita pelo governo federal para encaminhar a situação econômico-financeira do setor público, com reflexos nas atividades do setor privado, mas discorda de qualquer aumento de impostos. O presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn, disse, ontem, que os ajustes são necessários, deveriam ter sido feitos há mais tempo e, por isso, agora estão ocorrendo com “mais dor”. Elogiou a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) de fazer concessões à iniciativa privada em áreas onde o estado não sabe ou não pode atender por falta de recursos financeiros. “Somente assim a economia voltará a crescer”, disse. Comentou que o imposto sobre grandes fortunas, que estaria sendo estudado, não resolveria, porque atingiria poucos ou, como é comum no Brasil, “atingiria a todos, inclusive os afortunados que têm um apartamento de R$ 500 mil”, explicou. “Em nosso país, a renda paga mais imposto que o capital porque não há capital”, disse. O imposto sobre dividendos do mercado capital só serviria para desestimular a bolsa, avaliou.

Bom senso

“Nem tudo o que querem, nem tudo o que a prefeitura quer.” A frase é do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB), adotando uma posição de bom senso no encaminhamento das reivindicações dos funcionários municipais, ontem, na reunião sobre a greve por melhores salários.

Dia do Desafio

O Teatro do Sesc, em Porto Alegre, lotou, ontem, para a apresentação do Dia do Desafio, que ocorrerá, dia 27, em 3.189 cidades do continente americano. No Brasil, serão 1.951 cidades que farão atividades para despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas. Os 497 municípios gaúchos se inscreveram.

Santo Antônio

Não é para qualquer um: o restaurante Santo Antônio vai comemorar 80 anos de funcionamento. Passado de pai para filho, nestes anos todos, a casa sempre foi administrada pela família Aita. Cerca de 300 pessoas foram convidadas para o coquetel, dia 25, às 19h.

Infraestrutura

O secretário estadual de Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, e o de Minas e Energia, Lucas Redecker, farão palestra sobre a infraestrutura do Rio Grande do Sul, suas deficiências, inclusive de conservação, e as perspectivas futuras diante da crise financeira do Estado. Participarão de debate no Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Sustentável, coordenado por Marcino Fernandes Rodrigues, terça-feira, dia 26, no Sheraton Hotel.

Em cápsulas

A Whirlpool e a Ambev anunciaram o início da operação da joint venture B.blend Máquinas e Bebidas S.A. A parceria vai desenvolver a produção e comercialização de bebidas em cápsulas para a máquina Brastemp B. Blend. As cápsulas são transformadas em bebidas quentes, geladas, com ou sem gás. Dentro de casa, em uma mesma plataforma, é possível produzir 10 tipos de bebidas em mais de 20 sabores diferentes. A primeira será o Guaraná Antarctica.

Sinduscon Premium

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) começou a distribuir os convites para a cerimônia do Sinduscon Premium 2014. Será às 20h30min do dia 1 de junho, na Sociedade Leopoldina Juvenil.

Calçados

Apesar dos percalços dos últimos anos, que levaram ao encolhimento do setor, a indústria calçadista gaúcha ainda é responsável por empregar 14% da força de trabalho no Estado. São mais de 100 mil trabalhadores, segundo os organizadores do XXIV Salão Internacional do Couro e do Calçado, que começará dia 25, em Gramado, e cujo sucesso de vendas é sempre um impulso para as fábricas de sapatos.

O Dia

  • Pelo menos 3,2 mil pessoas participarão, hoje e amanhã, da 47ª Convenção Regional de Supermercados da Agas, em Santa Maria.
  • A empresa gaúcha de balas e confeitos Docile participa da Sweets & Snacks, em Chicago, feira do setor de chocolates, balas e doces.
  • A Vipal Borrachas participa da maior feira internacional de reforma de pneus, a Autopromotec, em Bolonha. A empresa gaúcha está expandindo sua atuação na Europa e abriu escritório na Itália.
  • O Sescon-Serra Gaúcha promoverá, às 8h, na CIC Caxias, palestra sobre liberação de alvarás e APPCI.
  • Encontro anual de profissionais da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, às 8h, na Unisinos, em São Leopoldo. A campanha foi assinada pela SPR Agency.
  • Julio Ricardo Mottin Neto, vice-presidente do Grupo Dimed (Panvel) será o palestrante do Tá na Mesa, às 12h, na Federasul. Vai falar sobre o varejo.
  • Empresários, profissionais criativos e estudantes de moda vão acompanhar o 7º Fórum de Moda, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, às 18h30min.
  • Santo Ângelo receberá debate sobre gestão na sustentabilidade, às 19h30min, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, na rua Universidade das Missões, 464, Prédio 13.
  • As Comissões de Assuntos Municipais e de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realizarão audiência pública sobre a situação da dengue no Estado, proposta pelos deputados estaduais Eduardo Loureiro (PDT) e Valdeci Oliveira (PT), às 9h.
  • Guilherme Amaral — advogado e sócio do Souto Correa Advogados — fará o lançamento de seu livro Comentários às alterações do novo CPC, às 18h, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon.

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 20/05/2015