.........

DANILO UCHA

.........

Novo debate sobre o aproveitamento das hidrovias no Estado

JONATHAN HECKLER/JC

Viagem de navio de Taquari a Porto Alegre carregando cavacos de acácia

Viagem de navio de Taquari a Porto Alegre carregando cavacos de acácia

Os trechos navegáveis das hidrovias gaúchas, que somam 758 quilômetros, podem ser ampliados para 1.200 km, melhorando o transporte de cargas no Estado e criando novas riquezas e oportunidades de crescimento econômico, pois o aproveitamento dos rios possibilitará que áreas lindeiras sejam ocupadas por investimentos produtivos, de logística e de turismo. Um debate sobre tais possibilidades será realizado pela Federação das Associações de Municípios (Famurs) e pela Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), amanhã, na sede da Famurs. O seminário sobre desenvolvimento regional com hidrovias debaterá medidas que devem ser adotadas para a efetiva utilização dos rios, hoje com baixíssimo aproveitamento. “Com a participação dos prefeitos dos mais de 50 municípios que têm costa de rios e canais, congregados pela Famurs, além de autoridades estaduais, parlamentares e empresários, queremos colocar em discussão a utilização desta grande riqueza de que dispomos e que vem sendo relegada a um segundo plano pelos planejadores do nosso desenvolvimento”, afirma Wilen Manteli, reeleito, em São Paulo, presidente a ABTP. Alinhadas ao porto de Rio Grande, com potencial para 60 pés de calado, acessos terrestre e aquaviário, áreas para novos terminais e posição privilegiada para concentrar cargas do Mercosul, as hidrovias podem contribuir para solucionar os problemas econômico-financeiros do Estado.

Duas inaugurações

Quinta feira, a rede de varejo Lojas Lebes inaugurará duas filiais na Capital com apresentações do Bloco da Saldanha e do Guri de Uruguaiana. Situam-se no bairro Sarandi, avenida Assis Brasil, 6.470, e no Partenon, avenida Bento Gonçalves, 2.829. A rede já conta com mais de 130 lojas em 80 municípios do Estado.

Tribunal de Justiça

O desembargador Guinther Spode, que foi presidente da Ajuris e da AMB, confirmou que vai disputar, em dezembro, a presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A chapa conta com Aymoré Roque Pottes, 1º vice; Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, 2º vice; André Luiz Planella Villarinho, 3º vice; e Eduardo Uhlein, para corregedor-geral da Justiça.

Árabe

O Campeonato Domados do Pampa, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, dia 30, foi transferido para a pista 18. O presidente da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe, Leonardo Lamachia, informou que a medida busca maior participação da raça junto ao núcleo central da Fenasul, nas proximidades da Pista do Gado Leiteiro.

61 anos

A Toniolo, Busnello S.A. está completando 61 anos de atividades. Em 10 de maio de 1954, os primos Joaquim Toniolo, Germano Arduino Toniolo e Octaviano Albino Busnello constituíram formalmente a empresa, então com sede no município de Bento Gonçalves. Hoje, sediada em Porto Alegre, ocupa o primeiro lugar no setor de construção pesada gaúcho e figura entre as 30 maiores do País. Atua na execução de obras nas áreas de mineração, energia, irrigação e transportes, estando presente em 11 estados e mobilizando um quadro de 3.100 colaboradores.

Excelência

O Moinhos Shopping recebeu o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. A premiação é promovida pela revista Consumidor Moderno em parceria com a Gfk Custom Research Brasil.

O Dia

  • O consultor de vinhos da rede de supermercados Pão de Açúcar, a que mais vende vinhos no País, Carlos Cabral, dará dicas para atendentes e supermercadistas e demais profissionais do varejo. Às 11h, dará entrevista; às 14h, fará palestra no Hotel Ritter, Largo Vespasiano Julio Veppo, 55. Iniciativa do Ibravin.
  • Diretores da Duetto Eventos, Rosângela Rimoli e Guilherme Rimoli, estarão na Federasul, às 8h, no Palácio do Comércio. Falarão sobre aproximação entre empresa e cliente.
  • Com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, às 8h30min, lançamento da Expoleite Fenasul 2015, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
  • A Deloite promoverá, no hotel Deville, seminário sobre escrituração contábil fiscal, às 9h.
  • Lançamento da nova marca e posicionamento do Parque Tecnológico do Vale do Sinos, às 11h, no Teatro Feevale (4º andar), Novo Hamburgo.
  • O desembargador Silvino Joaquim Lopes Neto palestrará, às 12h, no Iargs sobre o Direito de Família no Século XXI. A entrada é gratuita.
  • Lideranças do agronegócio, cooperativas, produtores, universidades, pesquisadores e autoridades se reúnem na Unicruz, às 13h, para debater gestão de solos, águas e microbacias, segurança alimentar e tecnologias inovadoras de manejo e controle de pragas.
  • O presidente Alberto Kaemmerer coordenará reunião do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, às 11h30min, na Câmara Municipal.
  • A Grand Cru realizará Grand Tasting, às 15h, na Villa 305, com degustação de mais de 200 vinhos do Velho e do Novo Mundo. Na avenida Engenheiro Alfredo Correa Daudt, 305.
  • Jaime Macadar e Julio Ribeiro falarão sobre marcas no Economia em Pauta, do Corecon-RS, às 18h, no hotel Plaza São Rafael.
  • O Reino do Chocolate, em Gramado, mostrará a mais nova forma de fazer chocolate, às 18h30min, na Avenida das Hortênsias, 5.382.
  • O industrial Clóvis Tramontina receberá, às 19h, na Fiergs, a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria.
  • Lançamento da 25ª edição da revista Sala de Arquitetos, às 19h, na loja da Marelli Caxias, no Villagio Iguatemi.
  • Jornalista Gláucio Brião falará sobre assessoria de imprensa como ferramenta estratégica, às 19h15min, na UCPel, rua Almirante Barroso, 1.202, em Pelotas.

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br

Painel Econômico

Coluna publicada em 12/05/2015