DANILO UCHA

Expoleite-Fenasul promete bons negócios neste mês

ANTONIO PAZ/JC

Gado leiteiro ocupará pavilhões em Esteio no fim do mês

Gado leiteiro ocupará pavilhões em Esteio no fim do mês

Foi definida a programação da Feira Expoleite Fenasul, dias 27 a 31, no Parque Assis Brasil, em Esteio. Participarão exemplares das raças Holandês, Jersey, Girolando, Gir Leiteiro, Angus (bovinos de corte), Árabe e Mangalarga (equinos). Haverá a 13ª Feira do Terneiro, Terneiras e Vaquilhonas com a 4ª Feira de Ventres Selecionados. As inscrições dos animais para julgamento e provas serão recebidas até o dia 15. A novidade fica com o espaço Mundo do Leite, dentro do Pavilhão de Gado Leiteiro, voltado a proporcionar aos jovens estudantes contato com a realidade do segmento. Como a qualidade do leite está em discussão, serão importantes o 5º Simpósio Qualidade e Mercado, o 23º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura e o 3º Dia da Qualidade e Gerenciamento de Propriedades Leiteiras. Um trabalho está sendo feito junto às escolas da região para que levem seus alunos à feira.

Hidrovias gaúchas

O aproveitamento das hidrovias no Rio Grande do Sul, um tema recorrente, vai ser debatido, mais uma vez, dia 13 de maio, na Federação das Associações de Municípios-RS (Famurs), em parceria com a Associação Brasileira dos Terminais Portuários. O encontro começará, às 8h30min, na rua Marcílio Dias, 574. A novidade será a busca do aproveitamento das áreas próximas aos rios navegáveis para instalação de empreendimentos produtivos, de logística e de turismo. O aproveitamento do potencial hidroviário pode representar um fator decisivo para a superação das dificuldades que tanto preocupam a sociedade gaúcha, comentou Wilen Manteli, da ABTP.

Ractopamina

Afinal, os produtores brasileiros de suínos e de bovinos usam ou não em seus rebanhos a substância ractopamina, um promotor de crescimento que faz o animal ficar pronto mais cedo e com menos gordura? É uma pergunta latente, no mercado internacional de carnes desde 2013, quando países como Rússia, Estados Unidos e China contestaram algumas remessas brasileiras de carne, porque teriam resíduos do produto. A discussão voltou às manchetes diante da necessidade de carne nos grandes mercados mundiais. A palavra está com os criadores e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Há quem diga que a substância não faz mal ao ser humano, mas os compradores da Rússia e dos Estados Unidos pensam diferentemente.

Vinho no rádio e tevê

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou pedido da Procuradoria-Geral da República que estendia às bebidas leves — vinhos, cervejas e ices — as mesmas restrições aplicadas às bebidas pesadas — uísques, vodcas, cachaças com grau alcoólico acima de 13 GL — na publicidade em rádios e tevês. Caso as restrições fossem aceitas, as bebidas leves somente poderiam ser veiculadas das 21h às 6h. O STF contrariou decisão do TRF-4 que entraria em vigor em maio.

Jet 5

Foi lançado, em Porto Alegre, aplicativo que permite ao usuário de motoboy acompanhar o trajeto de sua encomenda pela web. O cliente que usar o www.jet5.com.br acessará o profissional que estiver mais próximo e não pagará mais por isso e acompanhará o trajeto da encomenda.

Avenida

A Secretaria Municipal de Obras e Viação assinou contrato com a Caixa Econômica Federal, terça-feira, para a liberação de verbas para as obras na avenida Ernesto Neugbauer, na Zona Norte de Porto Alegre. A obra deve beneficiar 1,4 milhão de pessoas que circulam pelo bairro Humaitá. A licitação para a obra deve ser lançada em julho.

Massas

A Barilla firmou contrato com a Tondo S.A., do Rio Grande do Sul. As massas Barilla, sêmola com ovos, exclusivas do mercado brasileiro, produzidas pela Vilma Alimentos, de Minas Gerais, passarão a ser fabricadas pela Orquídea, em Caxias do Sul.

O Dia

  • O diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, fará palestra sobre a mudança como fator de inovação, às 8h30min, no restaurante Solarium, avenida Alberto Bins, 665, 15º andar, na 10ª Feira de Oportunidades do Senac-RS.
  • O empresário gaúcho Fernando Milagre assumiu, em Brasília, a presidência da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
  • A Braskem realizará, às 10h, entrevista coletiva pela internet para divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2015. É preciso acessar o link: http://www.leobroswebcast.com.br/Webcast/Web/Braskem/1T15/.
  • O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação de Free Shop em Cidades Gêmeas de Fronteira, deputado estadual Frederico Antunes (PP), participará, em Tabatinga (AM), do I Seminário Internacional de Turismo de Fronteira, Comércio e Free Shop.
  • O Jockey Club do Rio Grande do Sul e a Codere oferecem almoço de inauguração do Sistema Totalizador, que permite a primeira internacionalização do sistema de apostas no País, às 12h, no Salão Varanda Cristal, no Hipódromo do Cristal.
  • O palestrante do almoço da ADCE, às 12h, na Igreja da Pompéia, será Fernando Schüler, doutor em Filosofia e curador do Fronteiras do Pensamento, sobre educação no Brasil.
  • O encontro nacional sobre músicas regionais – Acorde começará, às 13h, no Teatro Dante Barone.
  • O secretário estadual dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, e o diretor-geral do Daer, Ricardo Moreira Nuñez, vão vistoriar a RSC-153, em Vale do Sol, às 17h.
  • Sessão conjunta em Homenagem Póstuma à advogada Betty Yelda Brognoli Borges Fortes, às 18h, no Iargs, 4º andar.
  • A Federação Sindical dos Servidores Públicos-RS realizará Seminário Internacional Direitos Sindicais nas Américas e Caribe em comemoração aos seus 25 anos, às 19h, no hotel Everest. Continuará amanhã.
  • Lançamento da cerveja IPA Blues by Solon Fishbone, da cervejaria Farol, às 22h, no Sgt. Pepers, na rua Quintino Bocaiúva, 256.

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 07/05/2015