.........

DANILO UCHA

.........

Sem dinheiro já no fim do ano

MARCOS NAGELSTEIN/JC

Ricardo Sessegolo, presidente do Sinduscon-RS

Ricardo Sessegolo, presidente do Sinduscon-RS

O que estava sendo previsto para 2015 já começou a acontecer. O governo federal começou a atrasar pagamentos por falta de dinheiro ou porque está selecionando quem pagar primeiro. Grandes e pequenos estão sendo atingidos. A indústria da construção, tanto a que trabalha para o projeto Minha Casa Minha Vida quanto as grandes empreiteiras das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), informa que está havendo dificuldades para pagar o 13º salário porque o governo federal não paga o que lhes deve. Também os mais pobres, beneficiários do INSS que têm dinheiro a receber de atrasos, interrupções de pagamentos ou decisões judiciais, não terão dinheiro neste final de ano.

Sem dinheiro II

O presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Sessegolo, disse que “os atrasos se tornaram constantes e estão insuportáveis para as construtoras”. Teme protestos e demissões. A presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Jane Berwanger, qualifica a suspensão dos pagamentos das dívidas de pequeno valor como “um crime contra os pobres”.

Sem dinheiro III

Aposentados e beneficiários da previdência social que, por qualquer motivo, tiveram que ganhar na Justiça pequenos valores que o sistema deixou de lhes pagar, e que esperavam este dinheiro para o final do ano, continuarão sem receber. A Justiça Federal informou que haverá atraso no pagamento das Requisições de Pequeno Valor por falta de repasse do governo federal. “É o governo deixando de pagar as pessoas pobres”, comentou Jane Berwanger. As requisições de pequeno valor devem ser pagas em até 60 dias, o que não está acontecendo. O TRF4 aguarda a abertura de crédito adicional pelo Poder Executivo para liberar os recursos financeiros destinados às RPVs. Os depósitos do mês de outubro, que estavam programados para serem liberados aos beneficiários até hoje, dia 15 de dezembro, não serão feitos. Trata-se de aposentadorias, pensões, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, entre outros.

Comissão de emprego

A Comissão Municipal de Emprego de Porto Alegre, que terá gestão empresarial em 2015, nomeou como presidente Sérgio Galbinski, vice-presidente de Relações de Trabalho do Sindilojas Porto Alegre. É um órgão tripartite (governo, empresários e trabalhadores), que levanta e analisa informações relativas ao emprego, desemprego e renda para criar políticas que possam modificar o cenário socioeconômico do município.

Prosperato

A produtora de azeites de Barra do Ribeiro está colocando no mercado um lote de apenas 500 litros com a variedade Koroneiki, frutado, verde marcante, mais amargo e picante, com maior quantidade de polifenóis. Proximamente, apresentará os monovarietais Picual e Frantoio. Em Porto Alegre, à venda na Pierita, Von Aroma e Banca do Holandês.

Equador

A fábrica de ônibus Marcopolo, de Caxias do Sul, fornecerá 80 ônibus rodoviários Paradiso 1800 Double Decker e Viaggio 1050 para transportadoras do Equador. Os compradores foram Cooperativa de Transportes Ecuador, Cooperativa Viajeros e Cooperativa Loja.

Ainda há tempo

Embora existam alguns alarmistas dizendo que o planeta está acabando, o ecologista gaúcho Leopoldo Feldes diz que ainda há tempo de nos salvarmos. Está lançando livro, com este título, publicado pela editora Calábria, ao custo de R$ 35,00. Amparado em fatos históricos e contemporâneos, relatos sobre monoculturas, extrativismo, favorecimento político, lixo urbano, transgênicos e uso exagerado de agrotóxicos, o engenheiro agrônomo mostra que ainda é possível reverter o quadro sobre os recursos naturais e ambientais.

Imposto

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Paulo Skaf, afirmou, em seu pronunciamento de fim de ano, que as entidades não vão aceitar aumento de imposto em hipótese alguma. Jogou para a galera, porque os governos, que aumentam os impostos, não estão nem aí para tais declarações.

Passo Fundo

Luiz Antônio Müller Lameira, executivo da Paysage Empreendimentos, administrará o Passo Fundo Shopping. Já foi diretor da Associação Brasileira de Shopping Centers.

Xinukinho

A Xinukinho lançou várias opções para as festas de fim de ano. Em todas, o cachorrinho-quente gourmet da marca, refrigerante 2 litros e tele-entrega.

O Dia

  • Thiarlei Macedo é o novo presidente do Trino Polo, APL de TI da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul.
  • O senador Pedro Simon (PMDB-RS) estará na Esquina Democrática, em Porto Alegre, às 11h, lançando o livro O Papa Francisco, Marina Silva, Os Black Blocks e a Petrobras.
  • O presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johhannpeter, será o palestrante do almoço da CIC Caxias do Sul, sobre competitividade.
  • Roberto Westenberger, superintendente da Superintendência de Seguros Privados, falará no almoço das seguradoras, às 12h, no hotel Plaza São Rafael.
  • Comemoração dos 42 anos da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), às 16h, na avenida Praia de Belas, 1.595.
  • A cantora Elza Soares receberá a imprensa às 16h, no Theatro São Pedro.
  • O 2º Workshop Desafio Porto Alegre Resiliente reunirá especialistas, empresários, lideranças comunitárias e gestores públicos, às 18h30min, no Clube do Comércio — Rua dos Andradas, 1.085.
  • Gustavo Caleffi lançará, às 19h30min, o livro Caos social, a violenta realidade brasileira, no Dado Bier do Bourbon Country.
  • Lançamento da revista Best Home, da Joal Teitelbaum Engenharia, agora sob coordenação editorial da Faro Comunicação Estratégica, às 19h, no Dado Bier do Bourbon Country.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 15/12/2014