.........

DANILO UCHA

.........

Para criar e fortalecer marcas no mundo da moda

COMPETENCE/DIVULGAÇÃO/JC

Paola Barbieri, Cristina Francioni, Vitória Satt, Juliana Lubianca e Roberta Weber

Paola Barbieri, Cristina Francioni, Vitória Satt, Juliana Lubianca e Roberta Weber

A moda se tornou um negócio tão interessante que o Grupo Competence, criado e dirigido pelo publicitário João Satt, criou a Fashion Branding, um braço para curadoria, design e moda. O núcleo é composto pelas profissionais Paola Barbieri (diretora de criação), Cristina Francioni (diretora de marcas), Vitória Satt (diretora de arte) e Juliana Lubianca (estrategista de marcas), e conta com a curadoria de moda da stylist Roberta Weber. A intenção é trabalhar com um novo ponto de vista sobre a construção de marcas de moda. Une o conhecimento de toda a cadeia do segmento com a inteligência estratégica por trás da criação de marcas e a relevância que a moda exerce sobre o comportamento. O mercado brasileiro da moda movimenta mais de R$ 140 bilhões/ano, com cerca de 30 mil empresas formais que empregam mais de 1,7 milhão de pessoas. Estes números aumentam astronomicamente contando-se trabalhadores e empresa informais.

Apoio aos pequenos

Interessante a ideia defendida, ontem, pelo presidente da Federação das Indústrias (Fiergs), Heitor Müller, no almoço de final de ano, de criação de um Fundopem para ajudar o nascimento de indústrias nos pequenos municípios, onde as dificuldades são sempre maiores. Pena que as finanças estaduais estejam tão debilitadas que, certamente, não aguentarão mais este subsídio à iniciativa privada.

Carvão
Com a retomada dos investimentos a carvão no Rio Grande do Sul — termelétrica da Tractebel, em Candiota — volta o debate entre governo e ambientalistas sobre o assunto. Questionado sobre o aproveitamento do insumo no Estado, o presidente da Fepam, Nilvo Luiz Alves da Silva, comentou que o mineral cria graves problemas, inclusive influencia na mudança climática. “Mas, no trabalho com a coisa pública, o pessoal vem um pouco em segundo plano, a gente tem que aplicar as regras e obedecer a legislação, obviamente que preferíamos que os investimentos em energia fossem feitos em fontes limpas”, afirmou.

Aquisição

A Egis, grupo internacional em prestação de serviços na área de engenharia, com sede na França, assumiu o controle acionário da Lenc Engenharia, tradicional empresa paulista. Fundada em 1975, a Lenc é líder do mercado brasileiro de estudos e projetos de engenharia e arquitetura voltados para a infraestrutura de transportes, meio ambiente, engenharia de materiais, investigações geotécnicas e engenharia de tráfego, sendo responsável atualmente pela operação em cerca de 2.500 quilômetros de rodovias.

Promoção

A Bueno Imóveis realiza uma promoção com o novo empreendimento Bossa Petrópolis, na avenida  Soledade. Quem adquirir imóvel até dia 20 de dezembro o receberá climatizado, parceria com a Stemmer Rodrigues e o Grupo BMarket. São unidades de dois e três dormitórios, a partir de 118,55 m2, com duas vagas de garagem.

Engenheiros

Uma boa notícia para comemorar o Dia do Engenheiro. A profissão, que andou em baixa há 10 anos, sem emprego e com pouca gente cursando a faculdade, voltou a ter charme. Estudo do Dieese aponta crescimento de 80% nas contratações de engenheiros no período 2003-2013. O resultado é muito superior ao crescimento do emprego geral no Brasil, que foi de 20%.

Leilão de imóveis

A Pestana Imóveis leiloará 101 imóveis do banco Bradesco, sábado, em nove estados brasileiros. No valor total de R$ 16 milhões, inclui residenciais, comerciais, terrenos e áreas rurais. O leilão será no Hotel Deville Aeroporto, às 10h, presencial e on line, no site www.leiloes.com.br.

O Dia

  • O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, foi eleito, ontem, por unanimidade, presidente do Sebrae-RS.
  • Café Diálogo Tributários, coordenado pela advogada Mariana Porto Koch, às 8h30min, na rua Mariante, 284/704. Advogado Guilherme de Escobar Guaspari falará sobre multa tributária.
  • Lançamento do WTX One, sistema de viagens on-line gratuito para agências, às 8h30min, no Labohos, avenida Ipiranga, 6.681, prédio 41.
  • A Cooperativa Santa Clara realizará, às 9h30min, o 14º Encontro de Criadores de Gado com Registro, em Carlos Barbosa. Palestrantes de São Paulo e dos Estados Unidos e o secretário estadual de Agricultura, Cláudio Fioreze.
  • Fecomércio-RS divulgará, às 10h, o Mapa do Emprego no Estado.
  • A Achieve Secretariado Executivo e a Plano B Gestão Secretarial realizarão encontro para secretárias, às 8h30min, no Espaço Banricoop, em Porto Alegre.
  • Almoço de abertura do restaurante D MZ (rua Furiel Luiz Antonio de Vargas, 379), com o chefe de cozinha Daniel Menezes.
  • Renovação do Termo de Cooperação para monitoramento por satélite da Mata Atlântica em 21 municípios do Estado, às 14h30min, na Fiergs.
  • O secretário estadual da Agricultura, Cláudio Fioreze, entregará, às 16h, o primeiro certificado de propriedade livre de epididimite ovina no Estado e no Brasil, ao produtor rural Carlos Ely Garcia Junior, em Gramado.
  • A Urbana Arquitetura lançará novo nome e nova marca, às 19h, no Loft Vasco (rua Vasco da Gama, 1.020), com a presenças das três sócias, arquitetas Cláudia Pauperio Titton, Mariana Soldan Hugo e Taís Lagranha Machado.
  • Lourival, o grande boteco de Porto Alegre, comemora 61 anos. Leandro Rodriguez, Ricardo Veronez e Maurício Falcetta festejam, a partir das 19h, na rua 24 de Outubro, 1.624, com lançamento da revista Bá.
  • Evento alusivo ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, às 19h, no Auditório da Escola da Ajuris.
  • A 14ª edição da Revista Nex Day, da Nex Group, será lançada, às 19h, na MaltStore da Padre Chagas.
  • Jantar de posse da diretoria da Gestão 2015/2016 do Trino Polo, às 20h, no restaurante Dom Claudino, em Caxias do Sul. Thiarlei Macedo é o novo presidente.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 10/12/2014